2

Pepa será quinto técnico estrangeiro na história do Cruzeiro

Português assumiu comando do time celeste na vaga deixada pelo uruguaio Paulo Pezzolano; relembre outros 'gringos' que treinaram o clube

20/03/2023 11:27 / atualizado em 20/03/2023 13:17
compartilhe
Pepa será o segundo treinador português na história do Cruzeiro
foto: Reprodução/Al Tai

Pepa será o segundo treinador português na história do Cruzeiro

novo técnico do Cruzeiro, Pedro Miguel Marques, o Pepa, será apenas o quinto treinador estrangeiro na história do clube. O português foi ser oficializado como substituto do uruguaio Paulo Pezzolano no comando da Raposa. 

Paulo Pezzolano anunciou a saída do Cruzeiro após a eliminação para o América no Campeonato Mineiro, nesse domingo (19). Ele ficou um ano e dois meses no cargo e conquistou 38 vitórias em 68 partidas, além de 13 empates e 17 derrotas. 

O principal feito do uruguaio no clube foi a conquista da Série B de 2022, com 78 pontos em 38 rodadas, que garantiu o retorno à elite do Brasileiro. Com o troféu, 'Papa' Pezzolano se tornou o único técnico estrangeiro campeão pelo Cruzeiro. 



Outros estrangeiros 


O primeiro estrangeiro a treinar o Cruzeiro foi o também uruguaio Ricardo Diéz, em 1953. Ele dirigiu o time em 12 jogos, com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.

O argentino Filpo Núñez teve, por sua vez, duas passagens pelo Cruzeiro. A primeira, em 1955, e a segunda, em 1970. Foram 30 jogos no total, com 11 vitórias, oito empates e 11 derrotas.

O último estrangeiro a assumir o Cruzeiro antes da 'era Pezzolano' foi o português Paulo Bento, em 2016. Em 17 jogos, obteve seis vitórias, três empates e oito derrotas. Ele dirigiu o time no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.



Carreira de Pepa


O último clube de Pepa foi o Al Tai, da Arábia Saudita. Ele ficou de julho de 2022 a janeiro de 2023, com retrospecto de seis vitórias, um empate e nove derrotas em 16 jogos.


No ciclo seguinte, foi contratado pelo Vitória de Guimarães e levou o time à sexta posição do Campeonato Português, com 48 pontos (13 vitórias, nove empates e 12 derrotas).

De acordo com site Ogol, ele passou por Sacavenense, Odivelas e Taboeira, trabalhando nas categorias de base. Depois, foi auxiliar técnico do Tondela e de equipes da categoria de base do Benfica. Pepa também dirigiu Sanjoanense, Feirense, Moreirense e Tondela.

Nascido em 14 de dezembro de 1980, em Torres Novas-POR, Pepa foi atacante profissional no início dos anos 2000. Ele parou de jogar em 2007, aos 26 anos, devido às várias lesões no joelho.


Técnicos portugueses na Série A do Campeonato Brasileiro



Compartilhe