Pepa, que está livre no mercado desde janeiro de 2023 - foto: Reprodução/Twitter @tai1381 Paulo Bento, que está livre no mercado desde dezembro de 2022 - foto: Jung Yeon-je/AFPReinaldo Rueda, que está livre no mercado desde abril de 2022 - foto: Juan Mabromata/AFPClarence Seedorf, que está livre no mercado desde 2019 - foto: Pierre Philippe-Marcou/AFPRoger Machado, que está livre no mercado desde setembro de 2022 - foto: LUCAS MERÇON/ FLUMINENSE F.C. Dunga, que está livre no mercado desde junho de 2016 - foto: Frederic J. Brown/ AFPEl Turco Mohamed, que está livre no mercado desde julho de 2022 - foto: Pedro Souza/AtléticoLisca, que está livre no mercado desde outubro de 2022 - foto: Ivan Storti/Santos FCVanderlei Luxemburgo, que está livre no mercado desde dezembro de 2021 - foto: Bruno Haddad/CruzeiroTite, que está livre no mercado desde dezembro de 2022 - foto: Nelson Almeida/AFPDorival Júnior, que está livre no mercado desde novembro de 2022 - foto: Rodrigo Buendia/AFPCuca, que está livre no mercado desde novembro de 2022 - foto: Pedro Souza/Atlético
Em 2021, a imprensa paulista noticiou o interesse do Santos em Pepa. O Peixe foi atrás do treinador português para substituir Ariel Holan, mas não houve acordo naquele momento.
No ano seguinte, o Santos voltou a sondar Pepa, e mais uma vez a negociação não evoluiu.
O Red Bull Bragantino também se interessou pelo treinador. No fim da temporada passada, a mídia de São Paulo noticiou que ele era um dos treinadores avaliados pela diretoria do Massa Bruta, que buscava reposição após a saída de Maurício Barbieri.
O time liderado pelo diretor Thiago Scuro, contudo, preferiu a contratação de outro português: Pedro Caixinha, que estava no Talleres-ARG.
Caso seja anunciado pelo Cruzeiro, esta será a primeira experiência de Pepa no Brasil. Ele já trabalhou em Portugal e na Arábia Saudita.