Após anunciar a saída do Cruzeiro, neste domingo (19/3), Paulo Pezzolano prometeu que não assumirá outro clube do Brasil em 2023. O treinador uruguaio falou quando pretende voltar ao futebol e respondeu a especulações do mercado.
O ex-técnico da Raposa disse que continuará morando em Belo Horizonte até julho com a família. Ele não descartou a possibilidade de assumir algum time neste momento, mas quer descansar para depois tomar uma eventual decisão.
"Estão falando que posso ir para uma equipe ou outra, clube brasileiro, sempre falaram que me ligam, times italianos, do Oriente Médio, México, mas eu e minha família vamos continuar morando em Belo Horizonte, descansando um pouco a cabeça, para ver, a partir de julho, se quero ir para algum lugar", afirmou.
Pezzolano, então, deu a palavra que não irá assumir um time brasileiro nesta temporada. Ele destacou o respeito pelo clube e a trajetória no time celeste.
"Se chegar algo antes, pode acontecer. Mas eu prometo para todos os torcedores que, aqui no Brasil, este ano, não vou trabalhar. Sou uma pessoa de palavra e não trocaria o Cruzeiro hoje por outra equipe no Brasil. Por tudo que vivemos no ano passado. Foi muito intenso e lindo. Acho que seria falta de respeito ao torcedor e a todos que trabalham no Cruzeiro", prometeu o uruguaio.
A decisão de deixar o clube foi comunicada pelo próprio técnico após a derrota por 2 a 1 para o América, no Independência, que culminou na eliminação da equipe na semifinal do Campeonato Mineiro. Ele alegou que não estava totalmente focado no Cruzeiro.
"Sinceramente, eu não estava 100% a partir de dezembro e eu acho que esse clube gigante como o Cruzeiro, Ronaldo, Paulo André, Pedro Martins, todos que trabalham no Cruzeiro, jogadores, estafe, precisam de um treinador que esteja 1000%", afirmou.
Ida para outro time de Ronaldo?
Ainda durante a entrevista coletiva, Pezzolano foi questionado se há a possibilidade de assumir o Real Valladolid, da Espanha, que também é gerido por Ronaldo.
Apesar de não descartar, o treinador falou que essas especulações são normais devido ao bom trabalho realizado por ele e a comissão técnica no Cruzeiro.
"Hoje a comissão técnica tem que descansar. Se o Ronaldo tem 10 equipes, vão falar dos 10 times que ele tem. Por que? Porque eu acho que a comissão técnica fez um trabalho muito bom, então vão falar. Vão aparecer equipes do Brasil, mas o único que falo hoje, é o Cruzeiro", comentou.
Pezzolano no Cruzeiro
Pezzolano tinha vínculo com a Raposa até dezembro de 2023. Contratado em janeiro de 2022, ele dirigiu a equipe em 68 partidas, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas.
Seu principal feito foi a conquista da Série B do ano passado, com 78 pontos em 38 rodadas (mais de 68% de aproveitamento), que garantiu o retorno à elite do Brasileiro.
Para 2023, houve muitas mudanças no elenco, e a equipe caiu bastante de produção. Foram três vitórias, três empates e quatro derrotas em dez jogos (índice de 40%), com 12 gols marcados e 11 sofridos.