Muito forte em seus domínios na temporada passada, o Cruzeiro iniciou 2023 com o pior aproveitamento como mandante entre os 20 clubes da Série A. O time comandado por Paulo Pezzolano é o único da elite do Campeonato Brasileiro que ainda não venceu em casa neste ano.
O Cruzeiro mandou quatro partidas na primeira fase do Campeonato Mineiro: empates por 1 a 1 com Athletic, Atlético e Democrata-SL e derrota por 1 a 0 para o Pouso Alegre. Dos quatro jogos, três foram disputados no Independência, em Belo Horizonte, e um no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.
A segunda equipe da Primeira Divisão com menos vitórias em casa é o Botafogo, que venceu Madureira e Bangu na etapa inicial do Campeonato Carioca. Já América, Cuiabá, Flamengo, Fortaleza e Grêmio aparecem com 100% de aproveitamento no ranking.
Queda no aproveitamento em relação ao ano passado
Em 2022, o Cruzeiro teve quatro vitórias, um empate e uma derrota como mandante na primeira fase do Estadual: aproveitamento de 72,2%. Nesta temporada, o desempenho do time na fase de grupos do torneio foi de apenas 33,3%.
Já em todo o ano passado, contando Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Série B, a Raposa teve retrospecto de 21 vitórias, quatro empates e três derrotas em 26 duelos em casa (79,7% dos pontos conquistados).
O Mineirão faz falta ao Cruzeiro?
Uma das principais armas do Cruzeiro na vitoriosa temporada de 2022, marcada pelo retorno do clube à elite e o título da Segunda Divisão, foi a presença de um Mineirão sempre lotado pela torcida estrelada.
Devido ao imbróglio de Ronaldo Fenômeno com a Minas Arena, empresa responsável pela gestão do estádio, o clube optou por mandar seus jogos no Independência.
Devido ao imbróglio de Ronaldo Fenômeno com a Minas Arena, empresa responsável pela gestão do estádio, o clube optou por mandar seus jogos no Independência.
Para utilizar o Horto, Cruzeiro e América costuraram um acordo válido para todo o ano de 2023. Contudo, o empresário Pedro Lourenço, que recém comprou 20% dos direitos da SAF celeste, quer que o time volte a jogar no Mineirão em breve.
O Gigante da Pampulha foi palco de 24 jogos do Cruzeiro no último ano: a equipe venceu 17 partidas, empatou duas e perdeu cinco nesse período. Na Série B, foram 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Veja o desempenho das equipes da Série A como mandantes em 2023:
- América: 4 vitórias
- Athletico Paranaense: 5 vitórias e 1 empate
- Atlético: 4 vitórias e 1 empate
- Bahia: 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota
- Botafogo: 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
- Bragantino: 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota
- Corinthians: 6 vitórias e 1 empate
- Coritiba: 4 vitórias e 2 empates
- Cruzeiro: 3 empates e 1 derrota
- Cuiabá: 6 vitórias
- Flamengo: 5 vitórias
- Fluminense: 4 vitórias e 1 empate
- Fortaleza: 8 vitórias
- Goiás: 6 vitórias e 1 empate
- Grêmio: 4 vitórias
- Internacional: 3 vitórias e 2 empates
- Palmeiras: 4 vitórias e 2 empates
- Santos: 3 vitórias e 3 empates
- São Paulo: 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
- Vasco: 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota