Em busca da classificação às semifinais do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrenta a Caldense nesta quinta-feira (23), às 16h30, no Ronaldão. A Veterana e o estádio em Poços de Caldas trazem boas lembranças para Ronaldo, acionista majoritário da SAF do clube e ídolo da torcida celeste.
Aos 16 anos, Ronaldo estreou profissionalmente no futebol na partida entre Cruzeiro e Caldense. O jogo ocorreu em 25 de maio de 1993, justamente no estádio Ronaldo Junqueira, o Ronaldão. pelo Campeonato Mineiro.
Na ocasião, a intenção do técnico Pinheiro era escalar um time reserva contra a Caldense. O júnior Ronaldo foi chamado para compor o ataque com o também desconhecido Daniel e, pela primeira vez, entrou em campo como profissional. A Raposa venceu o jogo por 1 a 0, com gol de Ramon Menezes, atual técnico interino da Seleção Brasileira.
Pouco mais de dois meses depois, Ronaldo foi levado pelo técnico Carlos Alberto Silva para uma excursão a Portugal com o time profissional do Cruzeiro. Voltou titular e nunca mais deixou a condição de artilheiro e craque do time. E foi assim por toda a carreira.
Posteriormente, Ronaldo se tornou um dos maiores atacantes do futebol, sendo eleito o melhor do mundo em três ocasiões e protagonizando a Copa de 2002 com oito gols em sete partidas. O ex-camisa 9 marcou 487 gols por Cruzeiro, PSV Eindhoven, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, Corinthians e Seleção Brasileira.
Pelo Cruzeiro, o Fenômeno fez 56 gols em 58 jogos disputados. Ele deixou a Toca da Raposa em agosto de 1994, em transferência ao PSV, da Holanda. Ele conquistou a Copa do Brasil (1993) e o Campeonato Mineiro (1994) pelo time celeste.
Pelo Cruzeiro, o Fenômeno fez 56 gols em 58 jogos disputados. Ele deixou a Toca da Raposa em agosto de 1994, em transferência ao PSV, da Holanda. Ele conquistou a Copa do Brasil (1993) e o Campeonato Mineiro (1994) pelo time celeste.
Homenagem da Veterana
No ano passado, o primeiro de Ronaldo como gestor do Cruzeiro, a Caldense relembrou a estreia do Fenômeno como profissional e o enviou uma placa especial como homenagem. "Que homenagem linda, que lembrança especial. E vinda de um adversário... isso é futebol! Muito obrigado, Caldense!", agradeceu o R9.
Cenário em 2023
Depois de um início ruim de Estadual, o Cruzeiro não depende mais só de suas forças para avançar às semifinais do Estadual. A Raposa precisa somar pontos nas duas rodadas finais (Caldense e Democrata-SL) e torcer por tropeços de rivais.
Quem lidera o Grupo C, do qual o Cruzeiro faz parte, é o Democrata-GV, com nove pontos. Empatado com a equipe celeste na pontuação, o Tombense é o terceiro por ter saldo de gols menor que o da Raposa (3 a 1).