Depois de um início ruim de Estadual, o Cruzeiro não depende mais só de suas forças para avançar às semifinais do Estadual. A Raposa precisa somar pontos nas duas rodadas finais (Caldense e Democrata-SL) e torcer por tropeços de rivais.
Quem lidera o Grupo C, do qual o Cruzeiro faz parte, é o Democrata-GV, com nove pontos. Empatado com a equipe celeste na pontuação, o Tombense é o terceiro por ter saldo de gols menor que o da Raposa (3 a 1).
O Ipatinga é o quarto, com cinco pontos, mas tem apenas cinco jogos (ainda fará jogo atrasado contra o Patrocinense).
De acordo com o regulamento do Estadual, um time pode avançar como primeiro da chave ou como melhor segundo colocado geral. Hoje, o Athletic, vice do Grupo A, com nove pontos, é o clube na segunda posição com melhor campanha.
Escalação do Cruzeiro
Para alcançar os objetivos, o técnico Paulo Pezzolano poderá repetir boa parte da escalação da vitória sobre o Villa. A única alteração deverá ser no ataque. Wesley, preservado contra o Leão, pode retornar ao time diante da Caldense.
O lateral-direito William e o meio-campista Nikão, que desfalcaram a Raposa em Nova Lima, também não viajaram para Poços de Caldas. Ambos ficaram em Belo Horizonte para recuperar a melhor condição física e serão desfalques no Ronaldão.
Por outro lado, Pezzolano pôde relacionar pela primeira vez Matheus Jussa. Contratado pela Raposa na última semana, o meio-campista fica à disposição pela primeira vez para a partida contra a Caldense.
Como joga a Caldense
A Caldense encerrou sua preparação para o jogo contra o Cruzeiro com um treino na manhã dessa quarta (22). Diante da Raposa, a Veterana tentará se reabilitar no Mineiro após a derrota de virada para o Athletic, por 3 a 2, em São João del-Rei.
Para o duelo desta quinta, o time comandado pelo técnico Thiago Oliveira tem desfalque certo: o lateral-direito João Vitor recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Ronaldo é a opção mais viável para a assumir a vaga.
Com dor no joelho direito, o volante Kauê é dúvida para a partida. Sem o meio-campista, o treinador da Caldense poderá escalar Fabrício na posição.
CALDENSE X CRUZEIRO
Caldense
Elisson; Ronaldo, Sueliton, Patrick e Alyson; Fabricio, Kayo e Marcos; Aslen, Erick e Mayco. Técnico: Thiago Oliveira.
Cruzeiro
Rafael Cabral; Lucas Oliveira, Neris e Reynaldo; Wallisson, Ian Luccas, Neto Moura e Kaiki; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Paulo Pezzolano.
Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Doutor Ronaldo Junqueira (Ronaldão), em Poços de Caldas-MG
Data e horário: 23 de fevereiro de 2023 (quinta-feira), às 16h30
Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Fernanda Nandrea Gomes Antunes
VAR: Michel Patrick Costa Guimarães