
Técnico Paulo Pezzolano Treino na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte
Sem vencer um time da Série A do Campeonato Brasileiro há quase dois anos, o Cruzeiro poderá acabar com esse 'jejum' às 20h desta segunda-feira (13/2). Os celestes enfrentam o Atlético no Independência, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Mineiro. Caso perca, a Raposa somará nove derrotas seguidas contra times da elite nacional, além de duas eliminações e um vice-campeonato no período.
Saiba mais
O Cruzeiro perdeu quatro vezes para o América, duas para o Atlético e duas para o Fluminense nesse período. Todas as partidas contra equipes mineiras foram válidas pelo Estadual, e as duas contra o Tricolor ocorreram na última edição da Copa do Brasil.
A maior parte dos confrontos se deu após a chegada do técnico Paulo Pezzolano, no início da temporada passada. Apesar do bom desempenho sob o comando do uruguaio, o Cruzeiro não conseguiu se sobressair em relação aos rivais com elencos mais encorpados e maior poderio financeiro.
"Depois do jogo contra o Pouso Alegre, está difícil dizer como chegamos. Não chegamos em uma boa maneira. (...) Mas, a possibilidade de ganhar é de 33%. São três resultados. A mesma possibilidade de ganhar que eles. Depende de nós, isso é o bom do futebol, depende de você", disse Paulo Pezzolano após derrota para o Pouso Alegre, por 1 a 0, na terça-feira (7), pelo Campeonato Mineiro.
Vice-campeonato mineiro diante do Atlético
Após passar dois anos sem chegar à decisão do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro voltou a disputar a final do torneio em 2022, sob o comando de Pezzolano. No dia 2 de abril, em jogo único com torcida dividida, os celestes perderam para o Atlético por 3 a 1, no Mineirão.
O atacante Hulk e o meia Nacho Fernández marcaram os gols do Galo no jogo, enquanto o centroavante Edu descontou para a Raposa.
Eliminação para o Fluminense na Copa do Brasil
O Cruzeiro enfrentou o Fluminense nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2022. Dado como favorito para conquistar a classificação, o Tricolor Carioca abriu vantagem logo no jogo de ida.
Com gols do atacante Germán Cano e do zagueiro Manoel, o time de Fernando Diniz venceu o primeiro duelo por 2 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 23 de junho. De cabeça, o zagueiro Oliveira balançou as redes para o clube mineiro.
Com gols do atacante Germán Cano e do zagueiro Manoel, o time de Fernando Diniz venceu o primeiro duelo por 2 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 23 de junho. De cabeça, o zagueiro Oliveira balançou as redes para o clube mineiro.
Já no dia 12 de julho, pelo confronto de volta, o Fluminense garantiu a classificação com uma tranquila vitória por 3 a 0, no Mineirão. O atacante Germán Cano e os meias Nathan e Jhon Arias marcaram os gols do tricolor no jogo.
Eliminação para o América no Campeonato Mineiro
Quando ainda tinha Felipe Conceição como técnico, o Cruzeiro foi eliminado para o América na semifinal do Campeonato Mineiro. Em jogos de ida e volta, os celestes perderam por 2 a 1, no Mineirão, e 3 a 1, no Independência.
Jogos do Cruzeiro contra equipes da Série A nos últimos três anos:
- Atlético 2 x 1 Cruzeiro, no Mineirão, em 7 de março de 2020 - 1ª fase do Campeonato Mineiro
- América 1 x 0 Cruzeiro, no Independência, em 21 de março de 2021 - 1ª fase do Campeonato Mineiro
- Cruzeiro 1 x 0 Atlético, no Mineirão, em 11 de abril de 2021 - 1ª fase do Campeonato Mineiro
- Cruzeiro 1 x 2 América, no Mineirão, em 2 de maio de 2021 - semifinal do Campeonato Mineiro
- América 3 x 1 Cruzeiro, no Independência, em 9 de maio de 2021 - semifinal do Campeonato Mineiro
- Cruzeiro 0 x 2 América, no Mineirão, em 2 de fevereiro de 2022 - 1ª fase do Campeonato Mineiro
- Atlético 2 x 1 Cruzeiro, no Mineirão, em 6 de março de 2022 - 1ª fase do Campeonato Mineiro
- Atlético 3 x 1 Cruzeiro, no Mineirão, em 2 de abril de 2022 - final do Campeonato Mineiro
- Fluminense 2 x 1 Cruzeiro, no Maracanã, em 23 de junho de 2022 - oitavas da Copa do Brasil
- Cruzeiro 0 x 3 Fluminense, no Mineirão, em 12 de julho de 2022 - oitavas da Copa do Brasil
- América 1 x 0 Cruzeiro, no Mané Garrincha, em 4 de fevereiro de 2023 - 1ª fase do Campeonato Mineiro