Pedro Martins comentou movimentações do Cruzeiro no mercado da bola
Executivo de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins reafirmou qual será a postura do clube no mercado da bola. Em entrevista à ESPN, nesta segunda-feira (6), o dirigente disse que tomará as decisões de forma racional e sempre com responsabilidade financeira.
Até aqui, a Raposa contratou 14 jogadores para a temporada 2023, mas tem enfrentado dificuldades no início do Campeonato Mineiro. Dos três jogos disputados, o clube celeste venceu apenas um - 2 a 1 sobre o Patrocinense, na 1ª rodada.
"A gente tem analisado muito o mercado. A gente vem percebendo que muitos clubes tomam decisões de maneira passional. A torcida te pressiona e você precisa responder. Do nosso lado, precisamos ser responsáveis no aspecto financeiro", disse.
"Não dá, porque fizemos um jogo ruim ou porque a gente entende que a equipe está em processo de construção, que a gente vai sair tomando decisão. Temos paciência, olhamos o mercado com cuidado, sob dois grandes pilares: nossa forma de jogar e a capacidade de pagar", complementou Pedro Martins.
Lateral esquerda
Hoje, sem dúvidas, a principal carência do elenco celeste é a lateral esquerda. O setor foi citado por Pedro na resposta de uma das perguntas. Sem Kaiki, cedido à Seleção Brasileira Sub-20, o Cruzeiro só tem à disposição Marquinhos Cipriano.
A reta final de 2022 e o início deste ano mostrou, porém, que o jogador, que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, não está entre os preferidos do técnico Paulo Pezzolano. Ele está cedido ao Cruzeiro apenas até o meio desta temporada.
Gabriel Silva, 31 anos - Revelado pelo Palmeiras, Gabriel Silva ficou 12 anos na Europa. Desde que deixou o alviverde, defendeu camisas de Udinese, Novara, Carpi e Genoa, da Itália, Granada, da Espanha, e Saint-Étienne, da França, seu último clube. - foto: AFP PHOTOAos 31 anos, o lateral-esquerdo está livre no mercado depois de rescindir seu contrato com o clube francês. No Saint-Étienne desde 2017, ele disputou 83 jogos e marcou dois gols. Sua última partida oficial foi em 7 de novembro de 2022, portanto há três meses. - foto: AFP PHOTOJonathan Silva, 24 - Revelado pelo Botafogo, Jonathan Silva foi vendido ao Almería, da Espanha, em 2019, por cerca de R$ 4,5 milhões. No clube da região de Andaluzia, ele chegou a entrar em campo 22 vezes e fazer boa temporada 2019/2020, sob comando do ex-jogador Guti. - foto: Vitor Silva/BotafogoDepois, no entanto, acabou emprestado a Las Palmas-ESP e Botafogo. Depois, rescindiu o contrato com o clube espanhol. Seu último jogo oficial foi em março de 2022, pelo clube carioca, durante a Série A do ano passado. Hoje, está livre no mercado. - foto: Vitor Silva/BotafogoEgídio, 36 anos - Velho conhecido do torcedor do Cruzeiro, Egídio está livre no mercado. Ele não renovou seu contrato com o Coritiba, clube que defendeu durante a Série A de 2022. No ano passado, com a camisa do Coxa, o lateral entrou em campo 34 vezes, marcou dois gols e deu três assistências. - foto: Coritiba/DivulgaçãoVale lembrar que Egídio é bicampeão brasileiro (2013 e 2014) e campeão da Copa do Brasil (2018) pelo Cruzeiro. Apesar disso, tem ação contra o clube na Justiça do Trabalho em que cobra cerca de R$ 5 milhões. Desde que deixou a Raposa, em 2019, também passou pelo Fluminense. - foto: Coritiba/DivulgaçãoNícolas Pasquini, 32 - No mercado sul-americano, o nome que surge livre é o de Nicolás Pasquini. Depois de oito temporadas no Lanús-ARG, ele foi emprestado ao Estudiantes, em 2021, e retornou ao clube que o formou no ano seguinte. Em 2022, foram 39 jogos e um gol. - foto: AFP PHOTOPasquini tem no currículo troféus de Copa Sul-Americana e Campeonato Argentino, ambos conquistados com a camisa do Lanús, em 2013 e 2016, respectivamente. Sua última partida oficial foi em outubro de 2022. - foto: AFP PHOTOMarcelo, 34 anos - O nome mais badalado da lista é o de Marcelo, ídolo do Real Madrid e hoje jogador do Olympiacos. Aos 34 anos, ele tem contrato apenas até junho com o clube da Grécia e, de acordo com o UOL, não terá o vínculo renovado uma vez que não atendeu às expectativas. - foto: AFP PHOTONa temporada 2022/23, Marcelo entrou em campo nove vezes e marcou três gols. Sua última partida foi em 11 de janeiro. Vale lembrar que o lateral-esquerdo tem ótima relação com Ronaldo, que é dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro. - foto: AFP PHOTO
Nas duas primeiras partidas da temporada, o uruguaio optou por improvisar o atacante recém-chegado Rafael Bilu na posição. O resultado não foi positivo. Nesse sábado (4), na derrota por 1 a 0 para o América, Cipriano foi titular, mas também não aproveitou a chance.
"Eu não posso tomar uma decisão com base na minha emoção ou na minha vontade como diretor de futebol. Não posso dizer que preciso de um lateral-esquerdo para amanhã e assumir um compromisso que, daqui a pouco, não consigo arcar", avaliou.
"Não posso assumir um compromisso com base num possível sucesso desportivo. Vamos tomar decisões de maneira racional. Mas é óbvio, temos um olhar crítico sobre nosso elenco, sempre procurando melhorar e entendendo as competições que jogamos", completou.