Relacionado pela primeira vez para o jogo do último sábado - empate por 1 a 1 com o Athletic -, Gilberto não entrou em campo porque o atacante Matheus Davó foi expulso aos 23' do segundo tempo e atrapalhou os planos do técnico Paulo Pezzolano.
Contra o América, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro, Davó precisará cumprir suspensão automática. Desta forma, Gilberto será o único centroavante à disposição no banco de reservas. A tendência é que ele participe de parte do segundo tempo.
Depois do duelo contra o Athletic, Pezzolano pediu cautela com Gilberto, que disputou a última temporada pelo Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
"Estamos vendo como o Gilberto vai se adaptando fisicamente, ele vem de uma liga muito pouco intensa, vem de uma semana sem treinar por causa da viagem que ele teve com a família", disse o treinador.
"Quando sentirmos que estiver preparado, ele vai começar a participar de alguns minutos, mas o mais importante é não acelerar para que não machuque e esteja bem fisicamente, que é o mais importante", complementou Pezzolano.
Entre os titulares, dificilmente Gilberto ganhará uma oportunidade já neste sábado. Nos dois primeiros jogos da temporada, o treinador uruguaio optou por um trio com Nikão, Bruno Rodrigues e Wesley. O atacante Rafael Bilu tem atuado improvisado na lateral esquerda.
A escalação do Cruzeiro que enfrentará o América deverá ser definida na manhã desta sexta-feira (3), quando a equipe celeste realiza a última atividade em Belo Horizonte antes da viagem para Brasília. A lista de relacionados para o duelo também será divulgada nesta data.