O Cruzeiro segue atento ao mercado da bola para reforçar o elenco antes da estreia no Campeonato Mineiro desta temporada, prevista para 21 de janeiro, contra o Patrocinense. Até o momento, o clube celeste já anunciou ou encaminhou a chegada de reforços para quase todas as posições, exceto a lateral-esquerda.
Depois da saída do titular Matheus Bidu, que retornou ao Guarani após o fim da Série B de 2022, o técnico Paulo Pezzolano passou a contar com apenas dois jogadores no setor: Marquinhos Cipriano e Kaiki.
Nenhum deles conseguiu se firmar entre os titulares na temporada passada, o que obrigou o treinador uruguaio a improvisar alguns atletas na lateral. Por essa razão, a diretoria estrelada busca alternativas para fortalecer a posição.
Emprestado pelo Shakhtar Donetsk, Cipriano demorou para se readaptar ao futebol brasileiro e recuperar sua condição física. Por vezes, foi preterido dos relacionados do Cruzeiro. Entrou em campo apenas sete vezes e deu duas assistências na Segundona.
Já Kaiki busca espaço no time celeste aos poucos - participou de seis jogos e deu uma assistência. Convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano da categoria na Colômbia, poderá ser ausência no Cruzeiro até 12 de fevereiro.
Sondagens do Cruzeiro que não evoluíram
Antes mesmo do fim da temporada passada, a Raposa sondou outros nomes para reforçar a lateral-esquerda, mas não teve sucesso em nenhuma das tentativas.
Juninho Capixaba, que pertencia ao Grêmio e estava emprestado ao Fortaleza, foi um deles. O jogador de 25 anos até entrou na pauta do clube celeste, mas aceitou a proposta feita pelo Red Bull Bragantino.
Depois da tentativa frustrada com Capixaba, o Cruzeiro procurou o lateral Fernando, da Chapecoense. À época, Paulo Pagliari, diretor do time catarinense confirmou o interesse que já era 'antigo', mas as conversas também não evoluíram.
O último atleta especulado no Cruzeiro para a posição foi Bruno Pacheco. Porém, o então defensor do Ceará acertou sua transferência ao rival Fortaleza no fim de dezembro.
Reforços do Cruzeiro
O Cruzeiro já anunciou 10 jogadores para a temporada. Entre eles estão: os zagueiros Neris e Reynaldo; os laterais-direitos Igor Formiga e William; os volantes Ramiro e Wallisson; os meias Mateus Vital e Nikão; além dos atacantes Rafael Bilu e Wesley.
O goleiro Anderson, do Athletico Paranaense, o zagueiro Bruno Valdez, do América-MÉX, e o atacante Matheus Davó, do Corinthians, também podem ser confirmados nos próximos dias.