O Cruzeiro tem três baixas para a sequência da pré-temporada na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, mas por um bom motivo. O clube celeste liberou o zagueiro Weverton, o lateral-esquerdo Kaiki e o atacante Stênio para se apresentarem à Seleção Brasileira Sub-20, que disputará o Sul-Americano da categoria na Colômbia.
Os atletas do Cruzeiro se juntaram aos convocados de outras equipes na manhã desta quinta-feira (5) em uma clínica médica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Por lá, eles farão exames antes de começarem os treinamentos na Granja Comary.
O Sul-Americano acontece entre 19 de janeiro e 12 de fevereiro. O Brasil está no grupo A junto de Colômbia, Argentina, Peru e Paraguai. A competição é classificatória para a Copa do Mundo.
A Seleção Brasileira possui 11 títulos sul-americanos. O último foi erguido em 2011, no Peru. Desde 2015, o Brasil não se classifica para a Copa do Mundo Sub-20.
Desempenho dos jogadores do Cruzeiro em 2022
Weverton participou de apenas dois jogos no time profissional do Cruzeiro no ano passado - contra Tombense e Patrocinense, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Com forte concorrência na zaga formada por Eduardo Brock, Lucas Oliveira e Zé Ivaldo, o jovem de 19 anos retornou ao time sub-20.
Já Kaiki foi uma das surpresas entre os destaques da base estrelada em 2022. O lateral-esquerdo ganhou espaço com o treinador uruguaio na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro e participou de seis partidas, sendo duas como titular.
Foi dele a assistência para o gol de Rafa Silva na vitória por 4 a 1 contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 32ª rodada da Segunda Divisão.
Por sua vez, Stênio esteve emprestado ao time juvenil do Torino, da Itália, no primeiro semestre de 2022, onde disputou 29 jogos e marcou seis gols. Na segunda metade do ano, o jogador voltou ao Cruzeiro e ajudou na campanha do acesso à Série A. Fez cinco partidas e anotou dois gols.
Outros nomes conhecidos do futebol mineiro convocados para a Seleção Sub-20 são: Arthur, lateral-direito do América; Savinho, ponta ex-Atlético; e Vitor Roque, atacante do Athletico-PR, mas que já defendeu Coelho e Raposa.