Em recuperação de uma cirurgia no joelho direito, Rafael Silva está próximo de deixar o Cruzeiro. O atacante de 30 anos recebeu uma boa proposta financeira do Jeonbuk, da Coreia do Sul, e tem conversas bem adiantadas para retornar ao futebol asiático na temporada de 2023.
O ponta-direita deve viajar para a Coreia do Sul no início da próxima semana para conhecer as instalações do clube e realizar exames médicos. O tempo de contrato ainda é discutido entre as partes, pois dependerá dos resultados clínicos do atleta que vem sofrendo com lesões nos últimos anos.
Rafa Silva tinha contrato com o Cruzeiro só até dezembro, mas teve seu vínculo ampliado até se recuperar da cirurgia. Ele rompeu o tendão na altura do joelho direito na vitória celeste por 3 a 1 contra o Sport, no Mineirão, na 34ª rodada da Série B.
Desde então, o atacante faz trabalho de recuperação em Curitiba, onde tem casa. Por essa razão, ele não se reapresentou na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, para iniciar a pré-temporada com o técnico Paulo Pezzolano.
O Cruzeiro tinha o desejo de permanecer com Rafa Silva, já que o elenco tem um número restrito de opções para o ataque. A saída de Edu para o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, também obrigará a diretoria celeste a repor as perdas.
A informação da saída de Rafa Silva foi adiantada pela rádio Itatiaia e confirmada pelo Superesportes com uma fonte ligada à negociação.
Rafa Silva pelo Cruzeiro
Rafa Silva disputou 18 jogos com a camisa do Cruzeiro, mas só seis deles foram na condição de titular. Os números são bons: seis gols marcados e três assistências - média de uma participação direta a cada duas partidas.
Além disso, foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.