O centroavante Edu tem conversas bem adiantadas para deixar o Cruzeiro. O jogador de 29 anos recebeu uma proposta do Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, e não vestirá mais a camisa celeste. Contratado para ser o homem-gol da Raposa na temporada, ele cumpriu bem seu papel e deixou seu nome gravado na história do clube.
Em 2022, o atacante balançou as redes adversárias 22 vezes em 48 jogos e garantiu inúmeros resultados positivos para o Cruzeiro. Com essa marca, ele conseguiu entrar para a seleta lista dos artilheiros do clube mineiro no século.
Edu ocupa a 31ª posição em número de gols desde 2001. Ao lado dele estão o zagueiro Leo, o ex-meia Kelly e o ex-atacante Oséas (veja todos os nomes da lista na galeria abaixo).
Os gols de Edu foram essenciais para o Cruzeiro conseguir conquistar o acesso e, consequentemente, o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Ele anotou 11 tentos na competição. Desses, oito colocaram o time do técnico Paulo Pezzolano em vantagem nas partidas.
O jogador cruzeirense ficou atrás na artilharia apenas de Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa (19 gols), Lucca, da Ponte Preta (15 gols), e Diego Souza, do Grêmio (14 gols).
Edu também terminou o ano como o segundo maior artilheiro do Cruzeiro na última década. Ele só não conseguiu superar os atacantes Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, ambos com 24 gols marcados em 2014.
Negociação por Edu
Embora os valores da venda não tenham sido divulgados, o Cruzeiro considera a oferta feita pelo Dibba como justa em relação à quantia investida para comprar Edu junto ao Sampaio Corrêa. Em dezembro de 2021, o clube mineiro precisou desembolsar cerca de R$ 600 mil para contar com o atleta.
Agora, o Cruzeiro também receberá uma compensação financeira para liberar o goleador ao time árabe. As cifras oferecidas ao jogador também agradaram ao estafe do atleta.
Edu tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2024.