O Cruzeiro anunciou, nesta quarta-feira (14), a contratação do meio-campista Mateus Vital. O jogador de 24 anos deixou o Corinthians e acertou contrato com a Raposa válido por três anos.
Horas antes de ser anunciado como reforço do Cruzeiro para 2023, Mateus Vital teve uma foto na Toca da Raposa vazada. Ele estava ao lado dos agentes Pierre Fernandes e Jaime Bragança com a camisa de treino do clube,
Mateus Vital rescindiu contrato com o Corinthians, mas os paulistas ficarão com 50% dos direitos econômicos para uma venda futura do atleta.
O meio-campista é um sonho antigo do Valladolid, clube comandado por Ronaldo, que também é dono de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro.
A possibilidade de uma transferência facilitada para a Europa no futuro foi um dos fatores que motivou Vital a fechar com o Cruzeiro e reajustar o salário para a realidade da Raposa.
Em agosto deste ano, o Valladolid buscou a contratação de Vital por empréstimo. Na oportunidade, o Corinthians descartou o formato do negócio e as tratativas esfriaram.
Carreira de Vital
Mateus Vital foi revelado pelo Vasco, clube pelo qual disputou 30 partidas e marcou dois gols em 2017. No ano seguinte, o meio-campista foi comprado pelo Corinthians por cerca de R$ 8 milhões.
No Parque São Jorge, Vital disputou 179 partidas entre 2018 e 2021 e marcou 14 gols. Nesta temporada, foi emprestado ao Panathinaikos, da Grécia, onde entrou em campo 40 vezes, balançou a rede três vezes e deu uma assistência.
Em julho, Vital retornou ao Corinthians. Do meio até o fim da temporada brasileira, disputou 20 jogos - sete como titular - e não balançou a rede.