Em 15 de maio de 1994, o então atacante prodígio Ronaldo, de 17 anos, marcou o gol que deu a vitória sobre o Patrocinense por 1 a 0 em casa, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Mineiro. À época, o Estadual era disputado em pontos corridos.
O resultado foi muito celebrado, já que uma rodada antes a Raposa havia garantido o título estadual de forma antecipada com triunfo por 5 a 3 sobre a Caldense, em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. O gol do Fenômeno contra o Patrocinense saiu aos oito minutos do primeiro tempo, após Ronaldo completar de cabeça o cruzamento do lateral-direito Paulo Roberto.
Com a vitória, a festa estava completa para o torcedor do Cruzeiro, que ainda jogaria mais duas partidas pelo Mineiro. Contando também amistosos, o gol de Ronaldo foi o penúltimo pelo clube.
Ele também marcou contra o Botafogo, em amistoso no Mineirão em 7 de agosto de 1994, após servir a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994 e se sagrar campeão mundial mesmo sem entrar em campo em nenhuma partida. Contabilizando amistosos, o Fenômeno marcou 56 gols em 58 partidas pelo Cruzeiro e ficou no clube de 1993 até agosto de 1994.
O jogo contra o Botafogo foi considerado uma despedida de Ronaldo do Cruzeiro, que acabara de ser vendido ao PSV Eindhoven, da Holanda. Depois de fazer sucesso no futebol mundial - tanto por clubes quanto pela Seleção - e se aposentar, o agora empresário se tornou sócio-majoritário da Raposa em dezembro de 2021 e viu a equipe celeste subir da Série B para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Cruzeiro e Patrocinense vão se enfrentar em 21 (sábado) ou 22 (domingo) de janeiro de 2023, em horário a ser definido, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, município localizado na Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A cidade fica a 390 quilômetros da capital BH.