Vital tem contrato com o Corinthians até o fim da temporada 2023, mas os paulistas não se importariam em liberá-lo para aliviar a folha salarial. Na última edição da Copa do Brasil, o jogador desperdiçou o pênalti na decisão contra o Flamengo.
O Cruzeiro já procurou o Timão para tentar viabilizar a contratação, conforme divulgou inicialmente o jornalista Samir Carvalho. O Superesportes confirmou a informação com pessoas ligadas ao jogador.
Em meados deste ano, o Valladolid buscou a contratação de Vital por empréstimo. Na oportunidade, o Corinthians descartou o formato e as tratativas esfriaram. Para o clube paulista, o melhor negócio seria a liberação em definitivo com manutenção de parte dos direitos econômicos.
Trajetória
Mateus Vital foi revelado pelo Vasco, clube pelo qual disputou 30 partidas e marcou dois gols em 2017. No ano seguinte, o meio-campista foi comprado pelo Corinthians por cerca de R$ 8 milhões.
No Parque São Jorge, Vital disputou 179 partidas entre 2018 e 2021 e marcou 14 gols. Nesta temporada, foi emprestado ao Panathinaikos, da Grécia, onde entrou em campo 40 vezes, balançou a rede três vezes e deu uma assistência.
Em julho, Vital retornou ao Corinthians. Do meio até o fim da temporada brasileira, disputou 20 jogos - sete como titular - e não balançou a rede.