O Cruzeiro se movimenta no mercado em busca de reforços para a disputa da Série A de 2023. Em litígio com o Boca Juniors, o volante Agustín Almendra é um dos nomes cotados para a próxima temporada, como publicou a ESPN argentina. Mas, afinal, quem é ele?
Almendra nasceu em Caseros, cidade da província de Buenos Aires, na Argentina. Ainda jovem, iniciou a trajetória nas categorias de base do Boca. Passou pelas categorias sub-17 e sub-20 da Seleção. Em 2018, aos 18 anos, foi promovido ao elenco profissional.
Foram apenas cinco partidas no time de cima no primeiro ano. Curiosamente, uma delas foi justamente contra o Cruzeiro: a vitória xeneize por 2 a 0 no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Naquela oportunidade, ele entrou aos 39 minutos do segundo tempo e debutou na competição.
Em 2019, viveu o momento de maior destaque. Fez 23 partidas (18 como titular) e marcou um gol. O bom início levou o Napoli a oferecer impressionantes 29 milhões de dólares para contratá-lo, mas o então presidente do Boca, Daniel Angelici, decidiu recusar a proposta por acreditar que o garoto poderia se valorizar.
Depois de um 2020 com apenas sete jogos, voltou a ser mais utilizado em 2021. Titular do time, fez 33 partidas, marcou quatro gols e deu duas assistências. Até que, em 2022, perdeu espaço no elenco - o que ocasionou uma briga com o técnico Sebastian Battaglia.
Insatisfeito com a reserva, reclamou com o treinador e foi afastado de vez. Pediu desculpas, mas não deu certo. Mesmo com a mudança de treinador (Hugo Ibarra assumiu o cargo), continuou longe dos jogos. Este ano, entrou em campo apenas duas vezes.
Ao todo, soma 69 jogos, seis gols, quatro assistências e cinco títulos (dois Campeonatos Argentinos, uma Copa Argentina, uma Supercopa Argentina e uma Copa da Liga Argentina) pelo Boca.
Almendra no Brasil?
Diante do cenário adverso, Almendra passou a negociar com clubes de outros países, como México e Brasil. Chegou a debater uma transferência para o Santos nesta temporada, mas o negócio não foi fechado. Agora, surge como possível reforço para o Cruzeiro.
Almendra tem vínculo com o Boca só até o meio de 2023. Portanto, já pode assinar um pré-contrato com outro clube a partir do início do ano que vem. É nesta possibilidade que o Cruzeiro aposta para tentar se reforçar com o promissor meio-campista, visto como um nome com potencial para revenda.