Sem vencer desde que conquistou o título antecipado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá mais uma chance para findar o jejum de três jogos. O time mineiro voltará a campo nesta terça-feira (18/10), às 21h30, para medir forças com o Guarani, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada da competição nacional. Pouco mais de 20 mil ingressos foram vendidos para o duelo.
Nas últimas partidas, a Raposa apresentou oscilação no desempenho. O momento negativo teve início no empate por 1 a 1 contra o Ituano, também no Gigante da Pampulha. Depois disso, o time celeste foi derrotado por Sport (3 a 1), na Ilha do Retiro, no Recife, e Vila Nova (1 a 0), no OBA, em Goiânia.
As atuações da equipe têm incomodado Lucas Oliveira. O zagueiro disse que os resultados negativos foram dolorosos, mesmo com os objetivos já assegurados na temporada. Ele também alertou para os perigos que podem ser encontrados no duelo com o Bugre.
"As derrotas doeram bastante pelo jeito que foram, e este próximo jogo vai ser importante. A gente busca voltar a vencer, queremos terminar bem o campeonato. O Guarani é uma equipe qualificada pelos jogadores que tem, e sabemos que será um jogo difícil, de muito contato, assim como foi lá (em Campinas)", projetou.
Por sua vez, o Guarani está perto de confirmar matematicamente sua permanência na Série B da próxima temporada. Após passar por período turbulento, atolado na zona do rebaixamento, o time paulista deu a volta por cima e conseguiu bons números: cinco vitórias nos últimos seis jogos.
Os resultados deixaram o Bugre na 13ª posição, com 44 pontos. As chances de queda também diminuíram e estão próximas de zero. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a probabilidade é de 0,005%.
Como chega o Cruzeiro
O Cruzeiro terá o retorno de uma peça importante para este jogo. Ausente na derrota para o Vila Nova, Lucas Oliveira volta à lista de relacionados do técnico Paulo Pezzolano. O zagueiro cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
A outra grande novidade da Raposa estará na área técnica. Pezzolano está livre para comandar a equipe celeste nesta terça. Ele cumpriu pena imposta pelo STJD pela expulsão no empate por 1 a 1 com o CSA, ainda no primeiro turno da competição.
Por outro lado, são dois desfalques certos. O zagueiro Zé Ivaldo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral-esquerdo Matheus Bidu não poderá atuar por força de contrato. Ele pertence ao Guarani e está emprestado ao Cruzeiro até o fim da Série B.
A Raposa também tem cinco ausências por lesão: o lateral-direito Wesley Gasolina (lesão na coxa direita); o volante Neto Moura (torção no tornozelo direito); o meia Chay (tendinite no tornozelo direito); e os atacantes Stênio (cirurgia no ombro direito) e Rafa Silva (cirurgia no tendão na altura do joelho direito).
Sendo assim, Pezzolano será obrigado a fazer mudanças no time que mandou a campo contra o Vila Nova. Lucas Oliveira deve retornar à zaga; Geovane Jesus pode reaparecer entre os titulares na ala direita; e Edu deve retomar a titularidade no ataque.
Como chega o Guarani
O Guarani também terá desfalques. O técnico Mozart Santos não poderá contar com o lateral-esquerdo Jamerson, líder de assistências do time (sete). Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão.
Emprestado pelo Cruzeiro até abril de 2023, Bruno José é outro desfalque paulista. O atacante não poderá atuar por força de contrato.
Já o meio-campista Giovanni Augusto sentiu cãibra no músculo posterior da coxa e deixou a vitória por 1 a 0 sobre o CSA, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. No entanto, tranquilizou a torcida e disse que vai para o jogo.
O lateral-direito Diogo Mateus cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na última rodada e pode ser reforço.
CRUZEIRO X GUARANI
Cruzeiro
Rafael Cabral; Lucas Oliveira, Luís Felipe e Eduardo Brock; Jajá (Geovane Jesus), Filipe Machado, Willian Oliveira e Kaiki; Bruno Rodrigues, Daniel Júnior (Luvannor) e Edu.
Técnico: Paulo Pezzolano.
Guarani
Koslinski; Diogo Mateus (Lucas Ramon), João Victor, Derlan e Mayk; Eduardo Person, Richard Rios e Giovanni Augusto; Isaque, Edson e Yuri Tanque.
Técnico: Mozart Santos.
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: Terça-feira, 18 de outubro de 2022, às 21h30
Motivo: 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Transmissão: Premiere