Com o título da Série B do Campeonato Brasileiro conquistado 'do sofá', o Cruzeiro entrará em campo nesta quarta-feira (5/10), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, para celebrar o feito diante de seu torcedor. O adversário celeste será o Ituano, que promete aproveitar a eventual descontração da Raposa para vencer o duelo pela 33ª rodada.
Como aconteceu em toda temporada, o Gigante da Pampulha voltará a receber grande público - 61.600 ingressos foram colocados à venda para o primeiro jogo após o título. Há também chance de o recorde do Novo Mineirão ser quebrado. A marca pertence ao rival Atlético (61.573 pessoas).
Para atingir esse feito, o Cruzeiro fez uma mudança no espaço que é tradicionalmente destinado à torcida visitante no estádio (setor roxo superior, à esquerda da área da imprensa). O local também será ocupado pelos cruzeirenses, enquanto os torcedores do clube paulista serão acomodados em camarotes.
"A gente facilitou um camarote ou dois para a torcida do Ituano e a gente conseguiu aproveitar a totalidade dos assentos no Mineirão. Então essa é a grande jogada pra gente bater o recorde histórico do novo Mineirão", explicou Ronaldo Fenômeno sobre a estretágia adotada pelo Cruzeiro.
Outra novidade na partida desta quarta será a estreia do uniforme na cor rosa. A coleção faz menção à campanha Outubro Rosa, de conscientização e combate ao câncer de mama. O modelo traz estrelas, listras da Adidas e detalhes laterais na cor azul.
Preliminar Cabulosa
A quarta-feira será especial no Mineirão. A pedido do clube celeste, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) liberou que as Cabulosas jogassem horas antes de a bola rolar para o duelo da Segunda Divisão, contra o Ituano.
O Cruzeiro feminino vai enfrentar o Araguari, pela terceira rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro Feminino. A partida está marcada para as 17h30.
Como chega o Cruzeiro
Em campo, o Cruzeiro terá um desfalque importante. O volante Neto Moura segue fora de combate devido a uma lesão no tornozelo direito, sofrida na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, no Mineirão. Ele já está em fase de tratamento e não foi relacionado.
O meio-campista Chay, com tendinite no tornozelo direito, e o atacante Stênio, que passou por cirurgia no ombro direito nessa terça-feira (4/10), também não estão à disposição do técnico Paulo Pezzolano.
Por outro lado, as novidades ficam por conta das voltas de Daniel Júnior e Jajá. O meia foi preterido da última lista de convocados por opção técnica, enquanto o atacante foi punido disciplinarmente por chegar atrasado num treinamento na Toca da Raposa II, na semana passada.
No meio-campo, a tendência é que Willian Oliveira ganhe mais uma chance entre os titulares. Assim, Filipe Machado deverá ocupar um setor mais avançado em campo. Já na ala-direita, Jajá pode ser opção no lugar de Leonardo Pais.
Como chega o Ituano
Em boa fase no returno da competição nacional, o Ituano chega para a partida desta quarta com o objetivo de estragar a festa celeste no Mineirão. Os paulistas têm o segundo melhor rendimento nos últimos dez jogos na Série B - só perde para o Cruzeiro. Foram 20 pontos somados em 30 possíveis (66,66% de aproveitamento).
A campanha credenciou o time na briga por uma vaga na elite. O Ituano é o sexto colocado na tabela, com 47 pontos. As chances de acesso estão avaliadas em 27,1%, segundo o departamento de matemática da UFMG.
O Galo de Itu não tem suspensos para o duelo desta noite, mas deve ter pelo menos uma alteração em relação ao time que venceu o CRB por 1 a 0, dentro de casa, na última rodada. O técnico Carlos Pimentel deve escalar o volante Gerson Magrão entre os titulares.
CRUZEIRO X ITUANO
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Léo Pais (Jajá), Willian Oliveira, Filipe Machado e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Luvannor e Edu.
Técnico: Paulo Pezzolano.
Ituano
Jefferson; Raí Ramos, Lucas, Rafael Pereira e Roberto; Caíque, Lucas Nathan (Gerson Magrão), Léo Ceará, Aylon e Gabriel Barros; Brenner.
Técnico: Carlos Pimentel.
Motivo: 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: quarta-feira, 5 de outubro de 2022, às 21h30
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Transmissão: TV Globo, Premiere e SporTV