Contratado para ser o homem-gol do Cruzeiro na temporada, Edu vem correspondendo às expectativas da diretoria e da torcida. Em 41 partidas disputadas com a camisa celeste neste ano, ele marcou 19 gols e serviu os companheiros com três assistências. Com esses números, ele já é o quarto maior artilheiro da Raposa na década e briga para encerrar o ano na liderança do ranking.
Modesto, o atacante cruzeirense prefere não se apegar às estatísticas individuais. Em entrevista exclusiva ao Superesportes, nessa quinta-feira (15/9), Edu declarou que não tem como principal meta ser o grande artilheiro do clube mineiro nos últimos dez anos.
"Pessoalmente, de verdade, eu não tenho essa ambição. O que vier de conquista individual será bem-vindo, mas não coloco em primeiro plano. Eu sei que faltam alguns gols para eu me tornar o maior artilheiro do clube na década, respeito muito os caras que estão à frente na lista e até os que eu consegui ultrapassar, mas não é algo que eu coloco como prioridade na minha carreira”, disse.
Edu afirmou que está focado em conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 com o Cruzeiro antes de pensar em artilharia. O time estrelado lidera a Segundona, com 62 pontos - 18 a mais que o Londrina, 5º colocado -, e está próximo de alcançar o objetivo.
Segundo os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a volta à Primeira Divisão poderá ocorrer matematicamente a partir da 31ª rodada, diante do Vasco, no Mineirão (clique aqui para ver os cenários). As chances para isso acontecer contra os cariocas são de 7,6%.
“Se acontecer (ser o artilheiro), vai acontecer naturalmente. Eu sei que meus gols vão ajudar a gente a conquistar o acesso mais rápido e, posteriormente, caso a gente consiga, o título. Então, eu vou jogo após jogo, gol após gol, sempre com muita humildade, e o que tiver que acontecer, papai do céu que sabe o que é melhor para a gente sempre”, finalizou.
Após passar por um jejum de 13 partidas sem balançar as redes adversárias, Edu retomou a boa fase diante do Náutico, no Independência, pela 26ª rodada da Série B. Foi dele o primeiro gol do Cruzeiro na goleada por 4 a 0 sobre os pernambucanos.
Depois disso, o centroavante tem sido decisivo para a Raposa continuar somando pontos na Série B. O camisa 99 marcou o gol do empate por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, no Castelão, em São Luís, pela 27ª rodada, e anotou o único tento da vitória mineira por 1 a 0 sobre o Operário-PR, no Mineirão, na última quinta-feira (8/9).
Artilharia na década
Com os 19 tentos anotados no ano, Edu igualou a Borges na terceira colocação do ranking de goleadores recentes (veja a lista completa na galeria de fotos abaixo).
Agora, o centroavante está a dois gols de Fred (2º lugar), que marcou 21 gols em 54 jogos, em 2019. Para chegar à primeira posição - ocupada por Ricardo Goulart e Marcelo Moreno, que fizeram 24 gols cada um, em 2014 -, Edu precisa de mais cinco gols nos próximos nove compromissos da Raposa.
Edu já é o artilheiro do Cruzeiro na Série B deste ano, com oito gols em 26 jogos. O maior goleador da competição nacional é Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa, com 14.