"Vini Jr. é um brasileiro bailarino da bola. Cruzeirense ou não, aqui a gente grita contra o racismo. Marque gols, vibre, corra para o abraço e dance, @vinijr!", disse o clube celeste em seu perfil oficial no Twitter.
Vini Jr. é um brasileiro bailarino da bola. Cruzeirense ou não, aqui a gente grita contra o racismo. Marque gols, vibre, corra para o abraço e dance, @vinijr!#BailaViniJr #RisqueORacismo
— Cruzeiro %uD83E%uDD8A (@Cruzeiro) September 16, 2022
Comentário racista durante programa espanhol
Vinícius foi atacado pelo presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores de Futebol, Pedro Bravo, durante participação no "Chiringuito Show". O agente usou um termo racista para qualificar o jogador brasileiro.
"Tem que respeitar ao contrário, se quer dançar samba, vá fazer isso no Brasil. Aqui, tem que respeitar seus companheiros de profissão e deixar de fazer macaquice", disse.
O tema do debate eram as comemorações do brasileiro, que frequentemente dança após marcar gols. Isso é comum no Brasil, mas despertou a ira dos espanhóis, que deveriam estar acostumados com a forma de celebração dos atletas brasileiros.
Koke, do Atlético de Madrid, disse que pode haver confusão caso o brasileiro faça alguma dança ao marcar um gol no clássico, que ocorre neste domingo (18/9), pelo Campeonato Espanhol.
Após a declaração, Bravo pediu desculpas nas redes sociais. "Quero esclarecer que a expressão 'fazer macaquice' que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinícius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica ('fazer idiotices'). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!", escreveu o empresário.
Quiero aclarar que la expresión %u201Chacer el mono%u201D que he mal utilizado para calificar el baile de celebración de los goles que hace Vinicius lo hecho de manera metafórica (%u201Chacer tonterías%u201D). Cómo mi intención no ha sido ofender a nadie pido sinceramente perdón. Lo siento ¡!
— Pedro Bravo (@PedroBravoJ) September 16, 2022