Torcedores-símbolos do Cruzeiro, Salomé e Pablito - que faleceram em 2019 e 2021, respectivamente - podem ganhar uma homenagem no Mineirão no possível jogo do acesso da Raposa à Série A do Campeonato Brasileiro. Um grupo de cruzeirenses se mobilizam nas redes sociais para arrecadar fundos para confeccionar um mosaico 3D com a imagem dos dois ícones da torcida celeste.
Idealizadores do projeto, Filipe Ikis e Rodrigo Franco Mattar (o Digão) buscam apoio financeiro de outros cruzeirenses através das redes sociais para fazer a homenagem na partida diante do Vasco. As equipes se enfrentarão no dia 21 deste mês, às 21h30, no Gigante da Pampulha, pela 31ª rodada da Série B.
"O Rodrigo teve a ideia e me chamou para colocá-la em prática. É uma homenagem para representar grandes cruzeirenses que faleceram nos últimos anos. É uma forma de colocar os dois ícones, Salomé e Pablito, nesse momento de glória que eles tanto esperavam, mas morreram antes de vivenciar esse retorno à Série A", disse Ikis à Rádio Itatiaia.
"A postagem que fiz na internet está bombando e vamos buscar autorização, tentar levantar essa verba por meio de vaquinha para poder homenagear os dois no jogo contra o Vasco", completou.
O @ForjadoCruzeiro fez um vídeo mostrando como ficaria o mosaico 3d em homenagem a Salomé e Pablito representando os amigos que se foram!
%u2014 Filipe Ikis (@ikisoficial) September 9, 2022
Confiram e se emocionem!#Cruzeiro#FundamentalismoCruzeirense pic.twitter.com/D1S9vFCn3G
De acordo com o matemático Gilcione Costa, da UFMG, a Raposa tem 10,8% de chances de confirmar o acesso à elite nacional no jogo contra o Vasco. Ainda segundo ele, "até a rodada 30, é impossível".
Homenagem na 'música do acesso'
Salomé e Pablito também serviram de inspiração para a 'música do acesso' do Cruzeiro, escrita pelo rapper Das Quebradas. Os torcedores dão nome à canção lançada por um dos principais representantes do funk de Belo Horizonte na semana passada.
A icônica torcedora celeste Salomé, que sempre esteve presente aos jogos no Mineirão, faleceu aos 86 anos. Ela foi vítima de uma parada cardíaca após o rebaixamento do clube à Série B, em 2019.
Já Pablito morreu vítima da COVID-19 em 2021, após ficar 18 dias hospitalizado. Ele era ligado à organizada Fanáti-Cruz e trabalhou como representante do Cruzeiro na Rádio Transamérica e no canal 'Somos Gigantes' no Youtube.
Letra da música 'Salomé e Pablito'
Nunca te abandonei
Nunca vou te abandonar
Serei sempre Cruzeiro
E onde você for eu vou estar
Disseram que eu ia morrer
Torceram para eu acabar
Mas se esqueceram
Eu sou acostumado a guerrear
Hoje, é o dia da glória
De fazer história
De ver quem sorriu, sofrer
Voltei
Nos braços do meu povo
Mas forte e cabuloso
Pra ser campeão de novo
E eu sou
Cruzeiro, Cruzeiro querido
Salomé e Pablito
No céu também vai cantar
Hoje é o dia da glória
De fazer história
De ver quem sorriu, sofrer
Voltei!