O torcedor do Cruzeiro conta os dias para confirmar o acesso matemático à Série A do Campeonato Brasileiro. Com o empate por 1 a 1 diante do Criciúma, no Mineirão, em Belo Horizonte, nesse domingo (4/9), pela 28ª rodada da Série B, a Raposa chegou aos 59 pontos e deu mais um importante passo para atingir o objetivo o quanto antes.
No entanto, o técnico Paulo Pezzolano afirmou que é preciso controlar a ansiedade para que ela não atrapalhe no desempenho dos jogadores dentro de campo. De acordo com o treinador uruguaio, o Cruzeiro não conseguirá o acesso com muitas rodadas de antecedência como apontado pelos torcedores.
"Temos que baixar um pouco a ansiedade. Hoje tínhamos que ganhar, mas às vezes a ansiedade joga contra. Temos que baixar a ansiedade e saber que vamos subir sim, estamos convencidos, perto, mas vai chegar no momento que tem que chegar", iniciou.
"Nós temos o inconsciente dentro, temos que ter a tranquilidade, não vamos subir no próximo jogo. O inconsciente do torcedor, treinador e jogadores sabe que se ganhar mais um jogo estará mais perto. É uma ansiedade que atrapalha, mas temos que ficar mais tranquilos", completou.
Apesar de toda a empolgação da torcida, Pezzolano projetou que o Cruzeiro chegará ao tão sonhado acesso à Primeira Divisão restando apenas cinco rodadas para o fim da competição nacional.
"Não é fácil porque não acontece sempre de uma equipe ter tanta diferença (de pontos) e estar perto de um objetivo que tenta há mais de dois anos. Por mais que ganhemos o próximo jogo, ainda vai faltar para o acesso. Acho que vamos conseguir, com sorte, com cinco rodadas de antecedência", idealizou.
Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Raposa segue com 99,99% de chances de acesso. Pela projeção dos matemáticos, o clube mineiro precisará de mais quatro pontos para subir - projeção menor do que a estipulada por Pezzolano.
Na próxima rodada, o Cruzeiro joga mais uma vez em seus domínios. O adversário da vez será o Operário, de Ponta Grossa-PR, em duelo marcado para quinta-feira (8), às 21h30, no Mineirão. Os ingressos para a partida já estão à venda pela internet.