Mais de 60 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o duelo, que será acompanhado de perto por Ronaldo. Acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, o Fenômeno marcará presença no Gigante da Pampulha.
O maior público do Mineirão nesta temporada já pertence ao Cruzeiro. Em 12 de julho, quando os mineiros foram derrotados por 3 a 0 pelo Fluminense, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, 58.844 torcedores compareceram ao estádio.
Entre os cruzeirenses, o jogo diante do Criciúma é tratado como a primeira grande festa pelo acesso praticamente garantido à Série A do Campeonato Brasileiro. Se derrotar o Tigre, a Raposa alcançará 61 pontos. Dificilmente o 5° colocado da tabela conseguirá superar essa marca até o fim da competição.
Hoje, o Cruzeiro é líder da Série B com 58 pontos - 8 a mais que o vice-líder Bahia e 17 a mais que o Londrina, primeiro time fora do G4. Se vencer o Criciúma, a Raposa poderá abrir impressionantes 20 pontos de vantagem para o Tubarão, que acabou derrotado pelo Operário por 1 a 0 nesse sábado (3), em Ponta Grossa, no Paraná.
Mudanças no Cruzeiro
Diante do Criciúma, o Cruzeiro deverá ter pelo menos duas mudanças em relação ao time que empatou por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, na última terça (30), no Castelão, em São Luís, no Maranhão.
A principal delas é o retorno do lateral-esquerdo Matheus Bidu, poupado da maior parte do jogo diante da Bolívia Querida. Pelo lado direito, a tendência é que Wesley Gasolina, titular na vitória por 4 a 0 sobre o Náutico, pela 26ª rodada, retorne aos 11 iniciais.
promoveu três novidades. O técnico convocou o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano, o meia Chay e o atacante Stênio. Nenhum dos três havia viajado com a delegação para São Luís no meio de semana.
Entre os relacionados, Paulo Pezzolano O grande mistério na formação da equipe está no ataque. Bruno Rodrigues e Edu têm presença praticamente garantida, mas o terceiro nome é uma incógnita. Brigam pela vaga Daniel Jr, Jajá e Luvannor. Lincoln, Rafa Silva, Stênio e até Chay também são opções para o setor.
"A concorrência aumentou muito durante o ano, (agora) é o período em que a gente mais tem gente para jogar ali na frente. Isso é importante para o clube e bom para o Paulo (Pezzolano) e para a comissão, que têm peças para modificar sistema e mudar durante os jogos", avaliou Edu ao longo da semana.
Criciúma
De olho no poder ofensivo do time celeste, o técnico Cláudio Tencati estuda reforçar a marcação no meio-campo. Ao longo da semana, nas atividades de preparação para o jogo, o treinador testou o volante Rômulo na vaga do meia Thiago Alagoano.
Se confirmar a modificação, Tencati armará sua equipe com um trio de volantes formado por Marcos Serrato, Arilson e Rômulo. Fellipe Mateus é o favorito para completar o meio-campo do Tigre.
Na última rodada, o Criciúma derrotou o Grêmio por 2 a 0 no Heriberto Hülse, em Santa Catarina. O Tigre chega ao duelo diante do Cruzeiro como o 9° colocado da tabela, com 37 pontos.
CRUZEIRO X CRICIÚMA
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina (Geovane), Filipe Machado, Neto Moura e Matheus Bidu; Luvannor (Daniel Jr ou Jajá), Bruno Rodrigues e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano
Criciúma
Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Zé Marcos e Hélder; Marcos Serrato, Arilson, Rômulo (Thiago Alagoano) e Fellipe Mateus; Hygor e Caio Dantas. Técnico: Cláudio Tencati
Motivo: 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 4 de setembro de 2022 (domingo), às 16h
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)