O Cruzeiro utilizará um uniforme especial na partida contra o Náutico, nesta sexta-feira (26/8), no Mineirão, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A camisa celeste contará com um patch da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escrito "futebol brasileiro anti racismo e violência".
O manto mais lindo do mundo passando na sua tela! %uD83D%uDC99%uD83E%uDD0D
— Cruzeiro %uD83E%uDD8A (@Cruzeiro) August 26, 2022
%uD83D%uDCF8 @pedro_josecg / Cruzeiro pic.twitter.com/S3F7MRHPPv
A ação faz parte de uma campanha lançada nesta quarta-feira (24), em seminário sobre o mesmo tema, realizado pela entidade em sua rede no Rio de Janeiro. Entre os dias 23 e 28 de agosto, todos os times das duas primeiras divisões do Brasileirão utilizaram camisas especiais alusivas à iniciativa.
O Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol é um projeto colaborativo da CBF com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. O evento contou com a participação de representantes de Fifa e Conmebol, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do cantor Gilberto Gil.
O patch utilizado nas camisas das equipes das Séries A e B do Brasileirão é predominantemente preto e tem o formato do escudo da CBF. Nas extremidades, há duas faixas, sendo uma branca e uma nas cores da bandeira LGBTQIA+.