Líder absoluto da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro conta os dias para celebrar o retorno à elite nacional. Neste sábado (13/8), o time celeste terá um duelo que pode deixar o cenário ainda mais favorável. A partir das 16h30, a Raposa enfrenta a Chapecoense (15º colocada, com 25 pontos), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 24ª rodada.
O Cruzeiro lidera com folga a competição, com 52 pontos - nove a mais que o vice-líder Bahia e 19 à frente do Londrina, primeiro time fora do G4. Essa é a maior vantagem do primeiro para o quinto lugar a esta altura da Segunda Divisão desde que o formato atual (pontos corridos com 20 clubes) foi adotado, em 2006.
A equipe mineira também busca outro grande feito: terminar a competição invicta como mandante. Desta vez, porém, não poderá contar com a força do Mineirão.
Devido a um evento musical que será realizado no estádio na mesma data, o clube se viu obrigado a encontrar uma alternativa para mandar seu jogo contra os catarinenses. Com o Independência, em Belo Horizonte, também indisponível, o Mané Garrincha foi a solução.
E, pelo que parece, os cruzeirenses compraram a ideia e prometem outra grande festa nas arquibancadas. De acordo com a última parcial de bilhetes vendidos, divulgada nessa sexta-feira (12/8), mais de 20 mil pessoas adquiriram ingressos - cerca de 24 mil tíquetes foram colocados à venda.
Maior média de público da Série B
Até o momento, o Cruzeiro venceu todos os 11 jogos que disputou na condição de mandante. O bom desempenho dentro de seus domínios credenciou o clube mineiro a brigar por acesso e título após três anos na Série B.
A boa fase dentro de campo também tem relação com o apoio vindo das arquibancadas. A Raposa está em primeiro lugar no ranking de público da competição nacional, com 38.701 torcedores de média.
No último compromisso em casa, diante do Tombense, o clube rompeu a marca de 400 mil torcedores presentes como mandante. O número exato é de 425.716 pessoas.
Paulo Pezzolano também conta com esse apoio incondicional no embate contra a Chape. Para o treinador, os torcedores serão fundamentais para que o Cruzeiro consiga o 12º triunfo como mandante.
"Necessitamos deles em cada jogo apoiando como se fosse uma final. Os torcedores que vão ao estádio vão nos ajudar a ganhar esse jogo", disse.
Como chega o Cruzeiro
Para a partida deste sábado, Pezzolano terá quase que força máxima na Raposa. Regularizados no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, o lateral-esquerdo Marquinhos Cipriano e o lateral-direito Wesley Gasolina foram relacionados pela primeira vez e podem estrear.
As outras novidades na lista de convocados para o jogo ficam por conta dos retornos do volante Willian Oliveira e do atacante Rafael Silva. Os dois jogadores ficaram de fora dos últimos compromissos celestes devido a uma luxação no ombro direito e uma lesão na coxa direita, respectivamente.
Por outro lado, as ausências ficaram por conta do lateral-direito Geovane Jesus (lesão na coxa direita) e do polivalente Leonardo Pais (lesão no pé direito). Embora já tenha retornado às atividades físicas após luxação no ombro direito, o atacante Stênio foi preservado.
Novo reforço celeste para o restante da temporada, o atacante Lincoln ainda não foi registrado no BID e, por isso, não viajou com a delegação para Brasília.
Como chega a Chapecoense
A Chapecoense terá que lidar com muitos desfalques diante do Cruzeiro. O técnico Marcelo Cabo não poderá contar com o zagueiro Victor Ramos, o lateral-direito Maílton e o atacante Perotti.
Victor Ramos está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Perotti sentiu um desconforto na coxa e foi poupado. Já Maílton, longe dos gramados desde a partida contra o Grêmio, pela 21ª rodada da Série B, voltou a treinar nessa quinta-feira (11/8) e não viajou para Brasília.
Para o zagueiro Léo, que defendeu as cores do Cruzeiro de 2010 a 2020, este será um momento marcante. O defensor afirmou que espera ser bem recebido pelos cruzeirenses em mais um duelo contra o ex-clube.
"É sempre um sentimento bom, pela história que criei no Cruzeiro de grandes títulos e conquistas. Foram 11 anos atuando com a camisa do Cruzeiro. Hoje, atuar contra o Cruzeiro é uma alegria, uma sensação muito boa, por conta de todos os problemas que enfrentamos", disse.
CRUZEIRO x CHAPECOENSE
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina (Daniel Júnior), Machado (Willian Oliveira), Neto Moura e Matheus Bidu; Bruno Rodrigues, Chay e Luvannor (Edu).
Técnico: Paulo Pezzolano.
Chapecoense
Saulo; Ronei, Léo, Xandão e Kevin; Darlan, Matheus Bianqui e Claudinho; Felipe Ferreira, Alisson e Jonathan.
Técnico: Marcelo Cabo.
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Data e horário: Sábado, 13 de agosto de 2022, às 16h30
Motivo: 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
Assistentes: Lucas Costa Modesto (DF) e Leila Naiara Moreira da Cruz (Fifa/DF)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)
Transmissão: Premiere