O Cruzeiro lançou, na noite desta sexta-feira (12/8), o uniforme número 3. A camisa é predominantemente amarela, em homenagem à Seleção Brasileira, que este ano disputará a Copa do Mundo no Catar, além dos 200 anos da Independência do Brasil.
Na campanha de divulgação da camisa amarela, o Cruzeiro optou pela pluralidade. “Pessoas de diversas etnias, gêneros, credos e descendência (como nós) formam o Brasil”.
Saiba mais
De acordo com o Cruzeiro, a nova camisa também é uma homenagem à Independência do Brasil. “Cerca de 200 anos atrás, o Brasil se tornava independente. Quando virou República, vieram as estrelas e uma constelação em especial como ícone de destaque. E 80 anos atrás nosso clube se transformava e adotava esse grande símbolo nacional: o Cruzeiro do Sul. A história do Cruzeiro se mistura com a história do Brasil, por isso nosso novo manto homenageia os 200 anos da Independência do país”, explicou o clube.
O modelo tem detalhes nas tradicionais cores azul e branca, além de estrelas soltas. O uniforme já está à venda com exclusividade nas lojas físicas e online do Cruzeiro e Adidas.
Na promoção da camisa, o clube fez referência a um trecho do hino nacional brasileiro, cantado a cada jogo por torcedores celestes: "A imagem do Cruzeiro resplandece".
Em ano de Copa do Mundo, as fornecedoras de materiais esportivos costumam produzir vestimentas relacionadas às equipes que estarão no Mundial.
Em 2014, a Olympikus lançou o terceiro uniforme do Cruzeiro também na cor amarela, em alusão à camisa do Brasil. Já em 2018, a Raposa tinha acordo com a Umbro e foi produzida uma camisa semelhante ao traje da Islândia.
Neste ano, a Adidas já tinha lançado dois uniformes para o Cruzeiro. A tradicional camisa azul foi divulgada no início de março, enquanto o segundo uniforme, branco, foi anunciado em maio.
Ambos os uniformes contaram com o primeiro escudo do Cruzeiro. O emblema foi o primeiro utilizado logo após a mudança de Palestra Itália para Cruzeiro Esporte Clube, em 1942.