O encontro, realizado na manhã desta terça-feira (26), reuniu representantes dos clubes brasileiros na sede da entidade máxima do futebol, no Rio de Janeiro.
"Evento marcante e, como tem sido na nova gestão, a reunião faz parte de um processo que busca permanente transparência. Houve explicação e uma proposta de trabalho clara e objetiva. Reconhecimento dos erros, ações de melhoria e foi pedido paciência e um voto de confiança nesse processo de qualificação", disse Gabriel.
Foi uma reunião propositiva, com uma série de comentários e trocas de informações entre comissão e presidentes. O sentimento é de esperança de que a arbitragem brasileira evoluirá. Vamos acompanhar de perto de maneira participativa", complementou o dirigente celeste.
Em 5 de julho, após o empate entre Cruzeiro e Ituano pela Série B, o mesmo Gabriel havia levantado suspeitas sobre a arbitragem de Pathrice Wallace Corrêa Maia, do Rio de Janeiro.
Naquela oportunidade, o VAR cometeu um erro crasso ao traçar a linha de impedimento de forma equivocada. Um gol legal do atacante Edu, do Cruzeiro, acabou anulado.
"A referência de quando eu venho à CBF, aceitando o convite de um trabalho consolidado na Conmebol, era um grande desafio de tentar reproduzir o mesmo modelo de gestão no Brasil", explicou Seneme no encontro.
"Não foi um sucesso feito de um dia para a noite, de um minuto para o outro. Nos primeiros anos de Conmebol, ocorreram erros absurdos, sim. Muitos que ocorrem, inclusive, são inaceitáveis para vocês, para nós e para o futebol", completou o chefe da arbitragem no Brasil.
Pontos da explicação de Seneme
- Pela primeira vez, será feita uma intertemporada com 95 árbitros de todo o Brasil, entre 1 e 5 de agosto, no Rio de Janeiro
- 840 perfis em plataforma de vídeo e estatísticas para assistirem aos lances dos jogos em que atuam, analisando acertos, revisando erros e recebendo online, com mais agilidade, a avaliação dos instrutores
- Criação de um quadro de árbitros VAR-CBF: 128 árbitros homologados
- Sessões de treinamentos práticos presenciais mensais (a partir de agosto). Grupos serão levados ao centro de arbitragem da CBF para aperfeiçoamento constante
- Realização da pré-temporada anual para a arbitragem da CBF
- Publicação de áudio e vídeo das principais checagens e revisões em até 24h após a partida na Série A e 48h na B
- Disponibilização da linha virtual de impedimento ao vivo para as transmissões da TV
- Simulação de VAR para treinamento online à distância e/ou presencial semanal