O resultado no Mineirão fez o Cruzeiro aumentar ainda mais a vantagem na liderança da Série B. O time celeste agora soma 45 pontos - nove a mais que o vice-líder Grêmio e 16 a mais que o Londrina, 5º colocado, primeiro fora do G4.
Novo vice-líder da Segunda Divisão, o Grêmio atingiu 79,5% de chance de subir nesta temporada, seguido de Vasco (61%) e Bahia (55,7%).
O Tombense, que só jogará pela 20ª rodada nesta segunda (25), contra o Operário, em Ponta Grossa-PR, é o 5º com mais chances de disputar a próxima Série A (23,9%).
Ao Superesportes, antes mesmo do duelo da Raposa diante do Bahia, o professor da Gilcione Neto, da UFMG, explicou por que já é possível praticamente cravar o acesso dos mineiros ainda no início do segundo turno da Série B.
"Estatisticamente falando, dada a condição do Cruzeiro, ele já subiu. Se o campeonato daqui em diante mudasse completamente, o Cruzeiro passasse a fazer uma pontuação ruim, ele faria 20 pontos no segundo turno", avaliou Gilcione.
"O Cruzeiro chegaria a 62 e forçaria o 5º colocado a fazer mais de 36 pontos no returno, e isso é muito difícil. Por esse motivo, ele praticamente já garantiu o acesso. Só não garantiu matematicamente", complementou o professor.
Chances de título
Com a vitória no confronto direto sobre o Bahia, as chances do Cruzeiro de alcançar o título da Série B também aumentaram. De acordo com a UFMG, a Raposa tem 81% de probabilidade de levar o troféu para casa em novembro, quando acaba a competição.
Somadas, as chances de todos os outros clubes que disputam o torneio nacional não alcançam metade da probabilidade celeste.