O Cruzeiro visitará o Ituano nesta terça-feira (5), às 19h, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu-SP, em duelo adiado da 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Líder isolado, com 37 pontos conquistados de 45 possíveis, o time celeste poderá abrir nove de vantagem sobre o Vasco (2º colocado, com 31) e 17 sobre o Criciúma (5º lugar, com 23) se vencer os paulistas.
O bom rendimento da Raposa dentro de campo fez com que as chances de acesso à Série A se aproximassem dos 100% antes mesmo do fim do primeiro turno. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade disso acontecer é de 98,4%.
Em relação ao título, as chances do Cruzeiro também são altas. De acordo com a UFMG, a possibilidade de levantar o troféu da Série B também é alta: 76,8%. O vice-líder Vasco tem apenas 9,7%.
No entanto, Filipe Machado prefere deixar a matemática fora de campo, apenas para os cruzeirenses. Conforme dito pelo volante, o discurso interno no Cruzeiro é apenas um: 'foco sempre no próximo jogo'.
"A nossa conversa é sempre o próximo jogo, não pensamos lá na frente. Estamos pensando na partida contra o Ituano, treinamos em cima dela. Então, é como o Paulo (Pezzolano) vem falando, é pensar jogo a jogo. Estamos focados em fazer um ótimo jogo, conseguir os três pontos e seguir evoluindo na competição", disse.
Como chega o Cruzeiro
O desfalque celeste para a partida fica por conta de Neto Moura. O volante foi punido com o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 0 contra o Vila Nova-GO, na última rodada, e terá que cumprir suspensão.
Rafa Silva também será ausência para este confronto. O atacante não treinou nos últimos dias e segue entregue ao departamento médico por causa de um incômodo no pé direito.
Por outro lado, o técnico Paulo Pezzolano contará com os retornos do zagueiro Eduardo Brock e do volante Willian Oliveira ao time titular. Devido à sequência de jogos desgastantes, os dois jogadores foram poupados do embate contra o Vila no Mineirão.
Já Zé Ivaldo foi relacionado normalmente pela Raposa. O zagueiro sentiu dores na coxa esquerda e deixou o jogo contra os goianos no início do segundo tempo. No entanto, ele treinou com o grupo e estará à disposição do treinador uruguaio.
Como chega o Ituano
Pela segunda vez consecutiva, o Ituano tem todo o elenco à disposição na competição nacional. Não há atletas suspensos pelo terceiro cartão amarelo e nem lesionados. Porém, a única dúvida do técnico Mazola Júnior será Pacheco.
Com dores, o meio-campista foi substituído na vitória por 2 a 0 diante do Guarani, no Brinco de Ouro, em Campinas, na última terça-feira (28). Ele também não atuou na derrota por 2 a 1 para o Criciúma, dentro de casa, no sábado (2).
ITUANO x CRUZEIRO
Ituano
Pegorari; Bernardo, Rafael Pereira e Lucas Dias; Córdoba (Pacheco), Caíque, Kaio, Gerson Magrão e Roberto; Rafael Elias e Aylon.
Técnico: Mazola Júnior.
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Geovane Jesus, Willian Oliveira, Filipe Machado e Matheus Bidu; Daniel Júnior, Luvannor e Edu.
Técnico: Paulo Pezzolano.
Motivo: 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Novelli Júnior, em Itu (SP)
Data e horário: 5 de julho de 2022 (terça-feira), às 19h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Transmissão: Premiere e SporTV