Cruzeiro: falta muito para o acesso? Veja quantos pontos são necessários
Se a Raposa mantiver o aproveitamento de 81% nos próximos jogos, o clube celeste poderá subir na 26ª rodada, a depender dos resultados do concorrentes diretos
O Cruzeiro tem uma campanha praticamente perfeita na Série B, com apenas três tropeços - um empate e duas derrotas. Em 14 jogos, a Raposa já somou 34 pontos, sustentando 81% de aproveitamento. Hoje, a distância para o quinto colocado, o Sport, é de 13 pontos - os quatro primeiros colocados sobem para a Série A. Mas, afinal, ainda falta muito para o acesso celeste?
Saiba mais
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o time que alcançar 63 pontos terá 99,4% de probabilidade de subir para a Série A. Para isso, o Cruzeiro precisa de apenas 29 pontos em 24 jogos - pouco mais de um ponto por partida.
Se o Cruzeiromantiver o aproveitamento de 81% nos próximos jogos, o clube celeste poderá subir na 26ª rodada. A conta é simples: mais 12 jogos, ou 36 pontos; se conseguir o mesmo rendimento, fará 29 pontos e chegará a 63.
Para isso ocorrer, os concorrentes diretos do clube mineiro não podem aumentar o aproveitamento, porque as projeções para o acesso mudariam.
Segundo a federal mineira, é possível subir com menos pontos. O time que atingir 60 pontos terá 92,9% de chance de estar na Série A em 2023.
Hoje, o Cruzeiro tem 96% de probabilidade de subir, de acordo com a UFMG.
A maior pontuação de um quarto colocado que subiu foi os 71 pontos do Vitória em 2012. Caso ocorra o mesmo na Série B deste ano, a Raposa precisaria de mais 37 pontos. Apesar disso, a UFMG garante que hoje com 69 pontos um time tem 100% de chance de acesso.
Título
A UFMG ainda diz que um clube tem 99,2% de chance de ser campeão da Série B com 77 pontos. Para chegar a esta marca, o Cruzeiro precisa de mais 43 pontos.