Com a camisa cruzeirense, Barbosa marcou sete gols em 27 jogos disputados em 2021. Desses tentos, quatro foram anotados na Série B e dois no Mineiro. Ele se transferiu para o Atlético-GO em julho e, mesmo assim, nenhum jogador celeste conseguiu ultrapassá-lo na artilharia.
Depois de rápida passagem pelo Dragão, Matheus Barbosa acertou com o Vasco. No novo clube, ele até recebeu oportunidades durante o Campeonato Carioca com o técnico Zé Ricardo - demitido do cargo na última semana -, mas perdeu espaço no time na Série B.
Barbosa participou de cinco dos 11 jogos do Vasco na Segunda Divisão e, em todos, ele iniciou no banco de reservas. No entanto, em função de desfalques no meio campo, o atleta de 27 anos deverá ganhar uma chance com o técnico interino Emílio Faro no confronto direto contra o Cruzeiro.
O Cruzeiro também reencontrará outros dois jogadores com passagem recente pelo clube. São eles, o lateral-direito Gabriel Dias, que disputou apenas três jogos pela Raposa em 2022, e o lateral-esquerdo Edimar.
Reforços e desfalques do Vasco
O Vasco não terá à disposição o volante Andrey dos Santos, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mesmo se não fosse advertido contra o Náutico, o jovem de 18 anos já desfalcaria o Cruzmaltino na 12ª rodada.
Andrey foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 para disputar o Torneio Internacional da categoria no Espírito Santo. O volante deve ter chances nas partidas contra Equador e Uruguai, na sexta-feira (10) e no domingo (12), respectivamente.
Juninho e Matheus Barbosa brigam pela vaga de Andrey. O primeiro se recuperou de lesão e deve ser relacionado para a partida. Já o ex-cruzeirense é o favorito para começar jogando.
O Vasco também não contará com o zagueiro Ulisses, o meio-campista Sarrafiore e os atacantes Erick e Raniel, que se recuperam de lesão.
Por outro lado, Emílio Faro terá a volta do zagueiro Quintero, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Náutico, no Arruda, no Recife, em Pernambuco, na última rodada. O atacante Carlos Palácios também volta a ser opção.
Com isso, a provável escalação do Vasco terá Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Matheus Barbosa, Yuri Lara e Nenê; Figueiredo, Gabriel Pec e Getúlio.