O primeiro jogo entre os clubes em território mineiro ocorreu em 20 de março de 1980. O Cruzeiro tinha um bom time, com Nelinho, Joãozinho e Eduardo Amorim, entre outros, mas não saiu do 0 a 0 com o CRB, no Mineirão. Naquele campeonato, o time celeste avançou à terceira fase, mas foi eliminado em um grupo que tinha Inter, Guarani e Palmeiras. O Flamengo foi o campeão daquele Nacional ao vencer o Atlético na decisão.
Os clubes voltaram a se enfrentar no Mineirão, em 2020, pela Copa do Brasil. No primeiro jogo, o time celeste levou 2 a 0, no Gigante da Pampulha, com gols do centroavante Léo Gamalho. Então treinado por Adilson Batista, a equipe estrelada empatou por 1 a 1 o duelo de volta e foi eliminada na terceira fase de competição nacional.
Naquele mesmo ano, os dois times voltaram a se enfrentar no Mineirão, agora pela Série B. Com Enderson Moreira no comando técnico, o time celeste não conseguiu vencer o CRB e ficou no 1 a 1. Os gols foram marcados por Marcelo Moreno e Léo Gamalho.
No ano passado, o Cruzeiro voltou a ter dificuldades em casa contra o time alagoano. Em um duelo de muitos gols, o CRB conseguiu bater a Raposa por 4 a 3. Ramon, Matheus Barbosa e Aírton marcaram para o time celeste; Marthã, Jean Patrick, Diego Torres e Hyuri fizeram para a equipe nordestina. Com o resultado, o técnico Felipe Conceição ficou pressionado e caiu pouco tempo depois, após a eliminação para o Juazeirense, na Copa do Brasil.
O retrospecto geral entre os clubes é favorável ao Cruzeiro. São 12 jogos, com quatro triunfos da Raposa, seis empates e duas vitórias do CRB.
Jogos entre Cruzeiro e CRB em Minas Gerais
Cruzeiro 0 x 0 CRB (Mineirão) - Campeonato Brasileiro de 1980
Cruzeiro 0 x 2 CRB (Mineirão) - Copa do Brasil de 2020
Cruzeiro 1 x 1 CRB (Mineirão) - Série B de 2020
Cruzeiro 3 x 4 CRB (Mineirão) - Série B de 2021