Nesta quarta-feira, em postagem nas redes sociais, o Cruzeiro relembrou a primeira partida de Ronaldo como jogador do clube. Aos 16 anos, o Fenômeno estreou no jogo contra a Caldense, em Poços de Caldas, no dia 25 de maio de 1993, pelo Campeonato Mineiro.
Atualmente detentor de 90% das ações da SAF do Cruzeiro, Ronaldo sofreu a falta que resultou no gol da vitória por 1 a 0 sobre a Caldense, no estádio Ronaldão, há 29 anos.
No jogo em Poços de Caldas, a intenção do técnico Pinheiro era apenas escalar um time reserva para enfrentar a Caldense. O então júnior Ronaldo foi convocado para compor o ataque com o também desconhecido Daniel e, pela primeira vez, entrou em campo como profissional.
Cerca de dois meses depois, Ronaldo foi levado pelo técnico Carlos Alberto Silva para uma excursão a Portugal com o time profissional do Cruzeiro. De lá voltou titular e nunca mais deixou a condição de artilheiro e craque do time.
Pelo Cruzeiro, Ronaldo foi artilheiro da Supercopa dos Campeões da Libertadores (8 gols), do Mineiro (22) e incluído, aos 17 anos, na lista de convocados para a Copa do Mundo dos Estados Unidos de 1994. Foram 56 gols em 58 partidas do craque pela Raposa.
Em agosto de 1994, Ronaldo foi vendido ao PSV, da Holanda, por US$ 6 milhões. Na sequência jogou por Barcelona, Internazionale, Real Madrid, Milan e Corinthians, clube pelo qual se aposentou, em 2011.