Embora o Cruzeiro só se posicione oficialmente sobre 'negociações concretizadas', a transferência de Gabriel ao Vasco é iminente. A última vez que o jogador vestiu a camisa celeste foi em 5 de fevereiro. No início de março, ele completou um mês sem sequer ter sido convocado para uma partida oficial.
Gabriel ficou fora dos treinamentos por um período em função de incômodo no joelho. Em fevereiro, ele chegou a testar positivo para COVID-19, mas poderia ter retornado aos jogos oficiais uma semana depois, o que não aconteceu.
No último dia 12, em entrevista ao Superesportes, Pezzolano garantiu que contava com Gabriel. Ele foi questionado pela reportagem justamente sobre as ausências do jogador até da lista de relacionados para os jogos do Cruzeiro.
"O Gabriel, há uma semana, tem dor, está machucado. Estamos ajudando ele a sair disso. Depois, quando estiver 100% em intensidade e tudo, vamos vê-lo mais dentro de campo. Ele não teve muitas oportunidades dentro de campo", explicou o comandante naquela oportunidade.
Sem Gabriel, o Cruzeiro tem como opções para o setor o experiente Rômulo, capitão do time, e o jovem Geovane, que é zagueiro de ofício, mas também atua como lateral-direito.