O resultado fez a Raposa estacionar nos 22 pontos e perder a vice-liderança do Mineiro para o Athletic, que venceu o Villa Nova e alcançou 25. Assim, o time de São João del-Rei terá vantagem na fase semifinal - a equipe decide em casa e joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
A primeira partida da semifinal, com mando do Cruzeiro, será na próxima terça-feira (22), às 20h30, no Mineirão. O duelo de volta está marcado para sábado (26), às 16h30, no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
O jogo
Mesmo modificado, o Cruzeiro começou bem a partida em Patrocínio. Mantendo a filosofia de jogo do técnico Paulo Pezzolano, o time celeste se mostrou criativo na primeira metade do tempo inicial. Aos 13' e aos 20', Daniel Jr chegou a assustar o goleiro Jacsson em finalizações de dentro da área.
A segunda metade, no entanto, foi toda do Patrocinense. O time da região do Alto Paranaíba chegou com muito perigo aos 37', quando Márcio demorou demais para finalizar e perdeu gol de frente para Ezequiel. Aos 41', Jonatas Obina, contratado pela especialmente para esse jogo, não desperdiçou. Sem marcação, na pequena área, ele recebeu da direita e completou para o fundo da rede. 1 a 0.
Formado por muitos jovens neste domingo, o Cruzeiro sentiu o gol. Tanto que na jogada seguinte, após uma saída de bola errada com Mateus Silva, Marco Antônio e Giovanni, o time celeste voltou a ser vazado. Aos 43', Samuel recuperou a posse, finalizou da entrada da área, e Ezequiel viu a bola quicar em sua frente antes de entrar. 2 a 0.
A resposta celeste veio antes do fim da primeira etapa, já nos acréscimos. Aos 47', Marco Antônio cobrou falta do lado esquerdo, e Mateus Silva tocou de cabeça para o meio da área. Vitor Leque desperdiçou na primeira tentativa, e Adriano, atento, balançou a rede na sobra. 2 a 1.
À frente do placar e precisando da vitória para se manter na elite, o Patrocinense voltou do intervalo para segurar o resultado e jogar nos erros do Cruzeiro. Sem muito repertório, o time celeste pouco alcançou o gol de Jacsson e também aceitou a derrota no interior de Minas Gerais com certa dose de passividade.
PATROCINENSE 2X1 CRUZEIRO
Patrocinense
Jacsson; Douglas Dias, Marcão, Alisson Brand e Samuel Toscas; Michel Elói, Márcio Jonatan (Cesinha) e Igor Maduro (Juninho); Jônatas Obina, Matheusão e Wellington (Júlio César). Técnico: Max Sandro
Cruzeiro
Ezequiel; Bruno José (Marcelinho), Mateus Silva, Geovane (Weverton) e Matheus Bidu; Adriano (Jhosefer), Vitinho (Ageu) e Marco Antônio (Miticov); Giovanni; Daniel Jr e Vitor Leque. Técnico: Paulo Pezzolano
Gols: Jonatas Obina (aos 41'1ºT), Samuel (aos 43'1ºT), Adriano (aos 47'1ºT)
Cartões amarelos: Mateus Silva, Miticov, Ageu, Giovanni, Vitor Leque (Cruzeiro); Márcio Jonatan, Juliano, Alisson (Patrocinense)
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio-MG
Data: 19 de março de 2022 (sábado), às 16h30
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho e Magno Arantes Lira