O Cruzeiro encaminhou a contratação do atacante Rafael Silva, de 29 anos, que esteve por último no Wuhan Zall, da China. O jogador e seu empresário, Marco Fialdini, já estão em Belo Horizonte para os acertos finais e assinatura de contrato. Inicialmente, o vínculo terá duração até o fim da temporada.
O interesse do Cruzeiro no jogador foi divulgado inicialmente pela Rádio 98 e confirmado ao Superesportes pelo agente do jogador, que deu outros detalhes. "Estamos conversando, já em BH. O Rafael está sem contrato desde que rescindiu com o clube chinês por falta de pagamento", confidenciou Fialdini.
Rafael, que prefere atuar como centroavante, encontrou muitas dificuldades nas duas últimas temporadas no futebol chinês. De acordo com o site OGol, especializado em estatísticas, foram apenas cinco jogos e um gol entre 2020 e 2021. "Tivemos problemas com visto de trabalho e também teve a questão da COVID-19, que atrapalhou muito", justificou o agente.
O último clube de Rafael é da cidade de Wuhan, considerada o primeiro epicentro global do coronavírus.
Revelado pelo Corinthians, Rafael não chegou a atuar pela equipe profissional do Parque São Jorge. Ele se transferiu para o Coritiba ainda nas categorias de base e defendeu o time principal do Coxa entre 2012 e 2013 (20 jogos e um gol).
O atacante deixou o Brasil em 2013, quando se transferiu para o Lugano, da Suíça. Em duas temporadas no clube, ele jogou 29 vezes e marcou 13 gols. Rafael chegou ao Japão em 2014. Naquele país, defendeu Albirex Niigata (62 jogos e 26 gols) e Urawa Reds (42 jogos e 21 gols). Em 2018, o centroavante foi negociado com o Wuhan Zall (43 jogos e 32 gols entre 2018 e 2021).
Rafael chega ao Cruzeiro para suprir a saída do atacante Thiago. No mês passado, o time celeste vendeu sua jovem revelação, de apenas 20 anos, ao Ludogorets, da Bulgária, por R$ 3,6 milhões.