Sensação do Cruzeiro neste início de temporada, o jovem Vitor Roque, de 17 anos, tem chamado atenção por seus números e características. Autor de quatro gols e uma assistência em cinco jogos, o atacante é mais utilizado como um extremo por Paulo Pezzolano, ainda que durante sua passagem pelas categorias de base ele tenha executado tarefas de centroavante.
Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas e ao Superesportes, o técnico uruguaio detalhou o que espera de Roque e explicou o motivo pelo qual seguirá escalando o atacante como um ponta no Cruzeiro.
"Quando eu utilizo o Roque de extremo e tenho Edu, eu tenho dois pontas dentro do campo. Eu sei que quando vamos pela esquerda, tenho dois centroavantes dentro da área - e que têm muitos gols. Somo muitos gols, muitos jogadores perigosos dentro da área rival. Não tenho só o Edu, tenho Edu e Roque. Se pega a bola Edu, é gol. Se pega a bola Roque, é gol", avaliou Pezzolano.
Veja também:
Veja também:
- Pezzolano faz elogios e diz que conta com Brock até fim do ano no Cruzeiro
- Mineirão ou no Independência? Pezzolano revela estádio preferido
- Superesportes Entrevista #14: Paulo Pezzolano, técnico do Cruzeiro
"E por fora ele (Roque) tem um contra um, é muito potente. As transições são muito rápidas. Eu acho que pode ajudar muito por fora hoje, se tem que jogar domingo de centroavante, ele vai fazer", antecipou o treinador, que não deverá ter Edu à disposição para o jogo contra o Pouso Alegre, às 17h30, no Mineirão.
O fato de Roque agora atuar nas duas posições, de acordo com a avaliação de Pezzolano, ainda é positivo para uma eventual negociação futura. Ele lembrou a importância de um jogador realizar mais de uma função em campo para se adequar ao que pede o futebol moderno.
"Que ele siga crescendo. O importante é que pode fazer as duas posições porque é um jogador mais completo. Se eu só o vejo como centroavante, será um centroavante. Se eu quiser vender ele, é um centroavante. Se você quiser vender depois de jogar de extremo, ele joga de extremo e de centroavante. É um jogador mais completo. Isso que nós buscamos. Que os jogadores joguem em mais posições, que tenham muita mobilidade. Tem um jogador multifuncional e isso é muito bom no futebol moderno", complementou.
Estudo da Pluri Consultoria, divulgado em meados de 2021, apontou que, naquele momento, Vitor Roque era o jogador mais valioso do Cruzeiro. De acordo com os números apresentados, o jovem atacante, então com 16 anos, teria valor de mercado próximo a 3,2 milhões de euros (cerca de R$ 17,6 milhões).
Roque recebeu sua primeira oportunidade no elenco principal do Cruzeiro no ano passado, sob comando do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele atuou em cinco jogos da Série B (diante de Náutico, Sampaio Corrêa, Vitória e Brusque), todos como reserva. No início desta temporada, o goleador integrou o grupo celeste na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio em que marcou um gol em cinco jogos.