Na derrota celeste por 2 a 1 para o Atlético, na última rodada do Campeonato Mineiro, o atacante sofreu uma concussão após choque de cabeça com o goleiro Éverson. Uma ambulância entrou no gramado para levá-lo ao hospital. Após receber pontos, ele foi autorizado a retornar para casa.
Uma fonte ligada ao jogador confirmou ao Superesportes o veto do departamento médico para o jogo de domingo. Procurado, o Cruzeiro disse apenas que Edu tem realizado trabalhos leves na Toca da Raposa II em função da concussão.
O camisa 99 se reapresentou nessa terça-feira, junto com os demais companheiros. Ele chegou a gravar um vídeo tranquilizando os torcedores do Cruzeiro sobre seu estado de saúde.
"Fala, Nação Azul. Passando para dizer que estou bem, voltando aos poucos aos treinamentos, logo logo estou de volta para ajudar a equipe, valeu? Estamos juntos, um abraço e boa semana", disse. "Quase 100%", complementou Edu no mesmo vídeo.
Em geral, um protocolo completo de reabilitação para jogadores que sofreram concussão leva cerca de uma semana. A estratégia, de acordo com especialistas, é dividida em fases que vão da atividade limitada por sintomas até a prática do contato completo.
Quem joga?
Sem Edu, Paulo Pezzolano deverá escalar como titular, mais uma vez, o jovem Vitor Roque, de 17 anos. Desta vez, no entanto, a promessa deverá atuar como centroavante. Nas últimas partidas, Roque foi mais utilizado como um extremo no esquema do técnico uruguaio.
Vale lembrar que, recentemente, o Cruzeiro perdeu o centroavante Thiago, negociado com o Ludogorets, da Bulgária. Marcelo Moreno também havia deixado o clube no mês passado. O time celeste ainda busca uma reposição para o setor no mercado da bola.