O Cruzeiro anunciou nesta sexta-feira a contratação de Rafael Guanaes para o cargo de auxiliar técnico permanente do clube. Natural de São Paulo, o profissional de 40 anos se destacou em 2021 como treinador do Tombense, que subiu à Série B do Campeonato Brasileiro com uma campanha de nove vitórias, 12 empates e cinco derrotas na Terceira Divisão Nacional. O Gavião-carcará perdeu a decisão para o Ituano.
Guanaes começou o ano de 2022 pelo Tombense, porém acabou demitido em virtude de uma sequência de quatro derrotas no Campeonato Mineiro. Livre no mercado, ele aceitou o convite para se tornar assistente no Cruzeiro e deu início às rotinas de trabalho na Toca II.
Graduado em Educação Física pela Campbell University, dos Estados Unidos, Rafael possui as licenças A e B do curso de treinadores da CBF e atualmente se encontra em fase de obtenção da PRO. Também se credenciou pela ATFA (Associação de Treinadores Argentinos).
Além de levar o Tombense à Segunda Divisão do Brasileirão, Guanaes foi campeão maranhense pelo Sampaio Corrêa, do Paranaense pelo Athletico, da Copa Paulista pelo Votuporanguense, e do Paulista Série B (equivalente à quarta divisão) pelo São Carlos. O comandante ainda subiu o Joseense, de São José dos Campos-SP, à Série A3 do estadual.