Depois de vencer de virada a Caldense por 2 a 1, no último sábado, o Cruzeiro recebe o Democrata-GV, nesta quarta-feira, às 19h30, para tentar emplacar sequência positiva no Campeonato Mineiro. O duelo pela 5ª rodada será no Mineirão.
A partida marcará o reencontro das equipes mineiras após quatro anos. No duelo mais recente, no estádio José Mammoud Abbas (Mamudão), em Governador Valadares, a Raposa venceu por 2 a 0, em 9 de fevereiro de 2018, pelo estadual. Marcelo Hermes e Mancuello anotaram os gols cruzeirenses naquela oportunidade.
Para conseguir emplacar a segunda vitória consecutiva na competição, o Cruzeiro - vice-líder, com 9 pontos - precisará superar alguns desafios. A lista de desfalques é grande. A começar pelo banco de reservas, já que o técnico Paulo Pezzolano testou positivo para COVID-19 e será substituído pelo auxiliar Martin Varini.
O lateral-direito Gabriel Dias também contraiu coronavírus e iniciou o isolamento. Ainda estão fora do jogo desta quarta-feira os zagueiros Mateus Silva (terceiro cartão amarelo) e Sidnei (lesão na coxa direita); o meio-campista Giovanni (expulso na vitória por 2 a 1 sobre a Caldense) e o atacante Vitor Leque, que sente dores no tornozelo direito.
Por outro lado, o Cruzeiro volta a contar com o atacante Waguininho, que cumpriu suspensão no último jogo e deverá ser titular no Mineirão. Na lateral direita, a vaga ficará com o jovem Geovane, que atuou nesta posição durante a última Copa São Paulo, ou com o experiente Rômulo, que voltou aos treinos na Toca II após se recuperar da COVID-19.
Já para o setor de defesa, Varini poderá promover a estreia de Oliveira, anunciado como reforço na última semana e relacionado para a vitória sobre a Caldense. "Estou preparado. Cheguei no começo do ano ao Atlético-GO já fazendo a pré-temporada, então quando eu vim para o Cruzeiro eu já estava bem. Fiz alguns trabalhos (aqui no Cruzeiro) e já estou com o grupo. Então, quando o professor precisar, estou à disposição para ajudar", garantiu o zagueiro.
Democrata-GV
Após garantir a primeira vitória na temporada no último sábado, quando venceu o Pouso Alegre por 1 a 0, o Democrata busca o resultado positivo para se distanciar da zona de rebaixamento do Estadual.
Para o jogo diante do Cruzeiro, o técnico Paulo Cesar Schardong tem como único desfalque o lateral-direito Alan Silva, entregue ao departamento médico. Reforços para a temporada, Vinicius Locatelli e Thiaguinho ainda não atuaram no Mineiro e podem estrear.
O time de Governador Valadares é o 7º colocado, com cinco pontos - três a mais que o Pouso Alegre, que abre o Z2 do Mineiro.
CRUZEIRO X DEMOCRATA-GV
Cruzeiro
Rafael Cabral; Geovane (Rômulo), Maicon, Eduardo Brock (Oliveira) e Rafael Santos; Adriano (Felipe Machado), Pedro Castro e João Paulo; Bruno José, Waguininho e Edu. Técnico: Martin Varini (Paulo Pezzolano com COVID-19).
Democrata-GV
Lucão; Weslley, Matheus Carioca, Rafael Caldeira e Gabriel Marques; Galhardo, Matheuzinho, Marcelinho e Chico; Pedrinho e Bidick. Técnico: Paulo César Schardong.
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 9 de fevereiro de 2022 (quarta-feira), às 19h30
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Samuel Henrique Soares Silva