"Quando eu cheguei ao Anderlecht, o Lukaku já estava jogando demais. Era um fenômeno, e na Bélgica só se falava dele. Ele já era muito forte e tinha uma explosão fora do normal. Ninguém conseguia pará-lo. Só que naquela época ele ainda não era tão técnico, hoje já evoluiu demais nesse aspecto. Antigamente, ele jogava na força e na velocidade, colocava na frente e ninguém pegava. Hoje, conseguiu aliar a técnica ao jogo dele, pois ganhou muita experiência e aprendeu coisas novas na Inglaterra", disse Canesin, em entrevista à ESPN, em 2017.
Canesin foi formado nas categorias de base do Olé Brasil. Antes mesmo de subir ao profissional, resolveu tentar a sorte na Bélgica. Ele jogou por três temporadas pelo Anderlecht e por sete pelo Oostende. Em 2020, voltou ao Brasil para defender o Athletico-PR.
"Quando eu cheguei à Bélgica, a gente (ele e Lukaku) não se aproximou tanto, fomos ficar mais amigos recentemente. Esse ano (2017) ele veio ver um jogo do Anderlecht contra o Oostende, meu time. Daí a gente se encontrou depois no estacionamento e fui falar em francês com ele. Aí ele me responde na lata: 'Fernando, pode falar em português mesmo', e deu uma risada. Eu não sabia que ele falava! Depois ele me explicou como aprendeu", contou o brasileiro.
"Quando ele começou a jogar, o Anderlecht tinha um atacante brasileiro chamado Kanu, e eles eram muito amigos, andavam sempre juntos. Aí o Lukaku, que é muito inteligente, fala umas seis línguas, aprendeu português direitinho", completou.
Canesin ficou mais próximo de Jordan Lukaku, o integrante da família menos famoso. "Eu fiquei muito amigo do Jordan, pois jogamos juntos no Anderlecht e no Oostende. É uma família muito bacana, os dois são muito gente fina".
O meia do Cruzeiro disse que Romelu Lukaku é brincalhão e simpático. "E ele não mudou nada depois que ficou famoso. A gente se fala sempre pelo celular. Toda vez que ele está tomando um Guaraná me manda uma foto. Ele adora, você não tem noção (risos). E sempre que está matando um prato de arroz e feijão ele me manda no Snapchat e escreve alguma coisa engraçada em português", afirmou, em entrevista à ESPN.