O Cruzeiro ganhou opções visando ao duelo contra o Athletic, fora de casa, pela segunda rodada do Campeonato Mineiro. O goleiro Rafael Cabral, o zagueiro Sidnei e o lateral-esquerdo Matheus Bidu tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário da CBF e estão à disposição para domingo, às 11h, no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei, no interior do estado.
O zagueiro Maicon e o volante Pedro Castro também apareceram no BID, porém estão neste momento em isolamento após o teste positivo para COVID-19 - assim como o lateral-esquerdo Matheus Pereira e o volante Adriano. Já Lucas Ventura se recuperou de desgaste muscular e provavelmente integrará a lista de convocados.
Na quarta-feira, o Cruzeiro estreou no Mineiro com vitória sobre a URT por 3 a 0, no Independência, em Belo Horizonte. O técnico Paulo Pezzolano escalou a equipe com Denivys; Rômulo, Mateus Silva, Eduardo Brock e Rafael Santos; Filipe Machado, Marco Antônio e João Paulo; Giovanni, Waguininho e Thiago.
Thiago e Machado marcaram os dois primeiros gols celestes contra a URT. O centroavante Edu, que entrou no segundo tempo e foi ovacionado pelos torcedores, anotou o terceiro. Pezzolano aproveitou ainda para observar os laterais Geovane e Gabriel Dias, o volante Willian Oliveira e o atacante Bruno José.
“Vou utilizar o Mineiro para olhar todos os jogadores e dar oportunidades de jogar. Alguns um pouco mais, outros menos, é normal. Mas vamos tentar para que todos joguem, tenham oportunidade e vejam como vão se adaptando”, afirmou o treinador uruguaio, que pregou cautela em relação aos jogadores ainda indisponíveis por causa da COVID-19.
“O problema burocrático (da regularização no BID) já foi resolvido e os jogadores estão prontos para o fim de semana. A questão do COVID-19 vamos esperar passar o tempo e verificar se eles estão bem. Quando estiverem bem, voltarão rapidamente para o campo trabalhar muito para que estejam preparados para o jogo”.
Embora almeje o título, o Cruzeiro utilizará o estadual como preparação para a Série B do Brasileiro, a ser realizada de 9 de abril a 5 de novembro. O objetivo é se firmar no G4 e retornar à Primeira Divisão Nacional depois de três anos. Há expectativa de equilíbrio na batalha pelo acesso, uma vez que a competição contará com clubes como Grêmio, Bahia, Sport e Vasco.
Com acordo para adquirir 90% da Sociedade Anônima do Futebol, Ronaldo Fenômeno estipulou um orçamento de R$ 35 milhões para o Cruzeiro em 2022. Mesmo com recurso inferior ao dos principais concorrentes, o grupo ligado ao ex-camisa 9 da Seleção Brasileira está confiante no alcance de grandes resultados na temporada.