foto: Montagem com fotos de divulgação de Brusque, Ponte Preta e Botafogo
Edu, João Paulo e Pedro Castro
O Cruzeiro anunciou até o momento nove jogadores para a temporada 2022, quando tentará retornar à elite do Campeonato Brasileiro. Mas qual deles tem experiência prévia na Série B? Ao coletar os números, o Superesportes verificou que o meia Fernando Neto é o mais experiente na competição, com 108 jogos, enquanto o meia João Paulo marcou 21 gols. Em contrapartida, os zagueiros Maicon e Sidnei, ambos com grande experiência no futebol europeu a serviço de Porto e Benfica, serão estreantes na Segunda Divisão do Brasil.
Contratados por Alexandre Mattos, que não assumirá a diretoria de futebol do Cruzeiro, todos os reforços confirmados já assinaram vínculo com o clube. O ex-jogador Ronaldo, que adquiriu 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol por um investimento de R$ 400 milhões nos próximos anos, analisará a situação de cada um. O técnico Vanderlei Luxemburgo, apalavrado até dezembro de 2022, também terá o futuro avaliado pelo grupo que participa da gestão juntamente com o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira.
Veja as estatísticas dos atletas na galeria de fotos abaixo!
Jaílson (goleiro) - disputou sete edições da Série B. De 95 partidas, 65 foram pelo Guaratinguetá, em 2010 e 2011. Também defendeu Ituano, Juventude e Ceará. - foto: Divulgação/GuaratinguetáPará (lateral-direito) - participou da Série B em quatro oportunidades, todas pelo Santo André. Em 80 jogos, marcou 11 gols. - foto: Divulgação/Santo AndréMaicon (zagueiro) - jogará a Série B pela primeira vez na carreira. Fora do Brasil, jogou uma partida da Segunda Divisão de Portugal pelo time B do Porto, em 2012/2013. - foto: Divulgação/FC PortoSidnei (zagueiro) - será a primeira participação do defensor na Série B. Fora do Brasil, atuou na Segunda Divisão de Portugal pelo time B do Benfica, pelo qual jogou 21 vezes em 2012/2013. - foto: Global ImagensPedro Castro (volante) - esteve em campo 101 vezes na Série B a serviço de Paraná, Santa Cruz, Avaí e Botafogo. Por este último, sagrou-se campeão do campeonato. O meio-campista marcou sete gols. - foto: Divulgação/BotafogoFilipe Machado (volante) - disputou a Série B em duas oportunidades: em 2018, pelo Boa, e 2020, no próprio Cruzeiro. Foram 47 jogos e três gols. - foto: Divulgação/Boa EsporteFernando Neto (meia) - em cinco edições da Série B, jogou 108 vezes e marcou nove gols. Vestiu as camisas de Macaé, Vila Nova-GO, Paraná e Vitória. - foto: Pietro Carpi / EC VitóriaJoão Paulo (meia) - acumulou 21 gols em 77 partidas pela Série B. Jogou em Santa Cruz (2017), Atlético-GO (2018) e Ponte Preta (2020). - foto: Álvaro Jr/PontePressEdu (atacante) - na única vez em que jogou a Série B, foi o artilheiro pelo Brusque, com 17 gols em 33 jogos. - foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC