A bola da vez é Edu, de 28 anos, que terminou a Série B do Campeonato Brasileiro com 17 gols em 33 jogos pelo Brusque, com o qual tem contrato até dezembro de 2022. De acordo com o jornalista Thiago Franklin, o Cruzeiro enviou uma proposta salarial ao jogador e tenta negociar sua rescisão com o clube de Santa Catarina. A multa por quebra de vínculo giraria em torno de R$1,2 milhão.
Nessa segunda-feira, torcedores da Raposa agitaram as redes sociais ao descobrirem que Edu curtiu uma publicação no Twitter na qual o clube se vangloriava por ter 12 troféus de relevância nacional e internacional - duas Libertadores, quatro Brasileiros e seis Copas do Brasil -, contra quatro do maior rival, o Atlético - uma Libertadores, dois Brasileiros e uma Copa do Brasil. "Agora são 16 títulos de expressão em Minas Gerais. Deixa eu contar quantos tenho aqui na Toca".
Embora não tenha o selo de verificação, o perfil de Edu no Twitter é seguido pelas contas oficiais do Brusque e da Série B. Em 28 de novembro, o atleta se emocionou ao falar sobre os 17 gols, uma vez que voltou aos gramados justamente no início da competição, em maio, depois de ficar por quase 10 meses em recuperação de grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito.
"Só eu sei o que passei durante os 10 meses da minha lesão! Em nenhum desses dias, deixei de acreditar nos planos de Deus na minha vida! Agradeço a todos os meus companheiros e família! Eu sou o artilheiro da Série B do Brasileiro 2021 para honra e glória do Senhor!".
Segundo o site OGol, Edu anotou 38 gols em 62 partidas pelo Brusque. Com passagens pela base de Vasco, Botafogo e Flamengo, o atacante defendeu clubes pequenos do Rio de Janeiro assim que se tornou profissional, como São Gonçalo, Portuguesa, Itaboraí e Nova Iguaçu. Em Santa Catarina, além do Brusque, jogou no Atlético Tubarão.
Outros nomes foram especulados na Toca, como Willian, bicampeão brasileiro pelo clube em 2013 e 2014. No Palmeiras desde 2017, o Bigode é peça versátil no ataque, posicionando-se tanto ao centro quanto pelas pontas. São 66 gols em 253 partidas e cinco títulos: Brasileiro de 2018, Paulistão de 2020, Copa do Brasil de 2020 e Copa Libertadores em 2020 e 2021. O contrato do veterano de 35 anos com o Verdão vai até dezembro de 2022.
A diretoria também teria colhido informações a respeito da situação de Ramón Ábila, de 32 anos, atualmente no DC United, dos Estados Unidos. De junho de 2016 a agosto de 2017, o argentino vestiu a camisa do Cruzeiro, pelo qual marcou 26 gols em 61 jogos e se tornou xodó dos torcedores. Em seu país, o robusto centroavante foi destaque no Huracán (57 gols em 124 jogos) e no Boca Juniors (36 gols em 83 jogos).
Com relação às opções do elenco, o boliviano Marcelo Moreno, maior artilheiro estrangeiro do clube, com 54 gols em 147 jogos, balançou a rede apenas seis vezes em 22 partidas na temporada 2021. Desde que regressou ao Cruzeiro, em fevereiro de 2020, o Flecheiro esteve longe de repetir o desempenho alcançado a serviço de sua seleção, na qual é o recordista em gols (28 em 92 jogos) e o melhor marcador das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 (9 gols).
Já Thiago, de 20 anos, encerrou o ano de 2021 com quatro gols em 29 partidas - o mais importante na vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, no Paraná, pela 34ª rodada da Série B, que aliviou o drama da luta contra o rebaixamento à Terceira Divisão. Apesar da baixa média, o técnico Vanderlei Luxemburgo acredita que o atacante de 1,89m tem potencial para evoluir em 2022 caso aprimore as técnicas de chute e cabeceio.
"O Thiago não fez base. Ele chegou aqui e jogou direto no sub-20. Não fez trabalho de base algum. Ele enfrenta o goleiro e não sabe para que lado vai botar a bola, que local do campo está, se bate cruzado, se dá um tapinha por cima, se cabeceia no canto contrário do goleiro, tudo isso teremos de passar para ele. Ele jogou muito bem, tem velocidade, posiciona-se muito bem, marca o zagueiro, faz correria, tem habilidade, mas tem muito a crescer".
O único reforço anunciado pelo Cruzeiro é o zagueiro Maicon Roque, que se consagrou no Porto, de Portugal, durante sete temporadas (2009 a 2016), e passou também pelo São Paulo, de 2016 a 2017. O veterano de 33 anos iniciou a carreira justamente na Toca da Raposa, em 2007.
Qualquer movimentação no mercado da bola só será concretizada no Boletim Informativo Diário da CBF mediante o fim do transfer ban na Fifa. O clube tem pendências somadas em mais de R$15 milhões (contando multas e juros) com Defensor-URU e Mazatlán-MEX (antigo Monarcas Morelia) pelas compras dos direitos de Arrascaeta e Riascos, em 2015.
Depois de um 2021 frustrante, em que terminou a Série B em 14º, com 48 pontos, o Cruzeiro espera um 2022 de muitas alegrias para a torcida e a promoção à elite do Brasileirão. O retorno aos gramados será em 26 de janeiro, contra a URT, em Belo Horizonte (provavelmente no Mineirão), pela primeira rodada do Campeonato Mineiro.
Números do setor ofensivo do Cruzeiro em 2021
- Gols: 59
- Jogos: 55
- Média: 1,07
Artilheiros:
7 gols - Matheus Barbosa
6 gols - Marcelo Moreno
5 gols - Giovanni e Felipe Augusto
4 gols - Thiago
3 gols - William Pottker, Rafael Sobis, Bruno José e Ramon
2 gols - Vitor Leque, Léo Santos, Claudinho, Airton, Marcinho e Eduardo Brock
1 gol - Jadson, Manoel, Bissoli, Cáceres e Adriano