A Série B de 2022 já começa a tomar forma. Ao todo, 18 times já estão confirmados na competição. Na sua terceira participação seguida, o Cruzeiro terá a companhia de outro clube de Minas Gerais, o Tombense, que foi vice-campeão da Série C deste ano. Além disso, equipes fortes, como Vasco, Chapecoense e Sport também participarão do torneio.
Chape e Sport são os primeiros rebaixados da Primeira Divisão, por enquanto. Brigam contra a queda Grêmio (36 pontos), Bahia (40 pontos), Athletico-PR (42 pontos), Cuiabá (43 pontos), Juventude (43 pontos), Atlético-GO (44 pontos), São Paulo (45 pontos) e Santos (46 pontos).
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, correm mais risco de queda Grêmio (98%), Bahia (53,3%), Athletico-PR (21,3%), Juventude (11,1%) e Cuiabá (10,5%). É bem provável que saiam desse grupo os dois últimos rebaixados.
Já os quatro clubes da Série C que subiram são: além do Tombense, já citado anteriormente, o Ituano, campeão do torneio; Novorizontino e Criciúma, terceiro e quarto colocados da competição, respectivamente.
Times confirmados na Série B de 2022
Rebaixados da Série A
- Chapecoense
- Sport
Subiram da Série C
- Tombense
- Ituano
- Criciúma
- Novorizontino
Permanecem na Série B
- CSA
- Guarani
- CRB
- Operário-PR
- Ponte Preta
- Cruzeiro
- Sampaio Corrêa
- Brusque
- Vila Nova
- Vasco
- Náutico
- Londrina