A partida entre Cruzeiro e Náutico, pela 38ª rodada da Série B, será antecipada pela Confederação Brasileira de Futebol. Inicialmente marcado para domingo, 28 de novembro, às 16h, o jogo acontecerá na sexta-feira à noite (26) ou no sábado de manhã (27), no Mineirão, em Belo Horizonte. A entidade definirá os detalhes nos próximos dias.
A principal razão da mudança de Cruzeiro x Náutico é o embate entre Atlético e Fluminense em 28 de novembro, às 16h, no Mineirão, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Líder isolado, com 71 pontos em 32 jogos, o time alvinegro tem chance de comemorar o título nesse compromisso.
Prevendo os festejos por parte dos atleticanos, a Polícia Militar recomendou ao Cruzeiro que não jogasse em Belo Horizonte no mesmo dia que o rival. Por isso, foi cogitada a possibilidade de transferência do jogo contra o Timbu para outra cidade - o que não será mais necessário com a permanência do time celeste na Série B.
A oficialização veio nesta sexta-feira com o empate do Remo com o Vasco (2 a 2), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 37ª rodada. O resultado fez o time paraense chegar a 42 pontos, sem chances de alcançar a Raposa, que soma 47. O mesmo vale para Vitória (40), Confiança (36) e o já rebaixado Brasil de Pelotas (23).
Assim, Cruzeiro e Náutico vão apenas cumprir tabela na competição. O alvirrubro ocupa o oitavo lugar, com 52 pontos, e não tem mais chances de acesso. No domingo, às 19h, os pernambucanos encaram o Avaí, no estádio dos Aflitos, no Recife, pela 37ª rodada.
A rodada derradeira da Série B 2021 marcará as despedidas de Ariel Cabral e Rafael Sobis do Cruzeiro. O primeiro não terá o contrato renovado para 2022, enquanto o segundo anunciou a aposentadoria do futebol aos 36 anos.
Sobis e Cabral criaram identificação com o clube, sobretudo por terem feito parte da geração que conquistou as Copas do Brasil de 2017 e 2018. O atacante marcou 37 gols em 176 jogos pelo Cruzeiro. Já o volante balançou a rede quatro vezes em 199 partidas.
O Cruzeiro espera contar com o apoio da torcida no desfecho da Série B de 2021, assim como no triunfo por 2 a 0 em cima do Brusque, em 9 de novembro, no Mineirão, pela 35ª rodada. Na ocasião, mais de 34 mil espectadores geraram renda bruta de R$834 mil.