O ministro da Economia,
Paulo Guedes
, revelou nesta quinta-feira, em evento em Brasília, detalhes de conversas que teve com investidores árabes durante viagem com o presidente Jair Bolsonaro aos
Emirados Árabes Unidos
nos últimos dias. Na passagem por Dubai, ele soube da intenção de empresários adquirirem
dois clubes no Brasil
a partir da aprovação da Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
"Eles anunciaram: "
calma, nós vamos comprar dois times; estamos examinando e vamos comprar dois times
". Eles vêm aí com os investimentos. Isso ontem e anteontem na viagem", disse Paulo Guedes. A comitiva do presidente também esteve no Bahrein e no Catar durante a viagem ao Oriente Médio.
Durante as conversas sobre os investimentos programados no futebol, Guedes disse que surgiram brincadeiras com nomes de clubes. Ele reforçou que haverá ao menos US$ 10 bilhões destinados ao Brasil para diversos segmentos.
"Vão investir em estradas, vão investir em poços de petróleo, até em clubes de futebol. Eles compraram o Manchester United, compraram o Cristiano Ronaldo, etc. Então, vários brasileiros da comitiva começaram a pensar. Eu pensei: "
vem ser sócio do Flamengo
". Aí tinha um outro lá do lado, que é vascaíno, e falou: "
vem para o Vasco
". Eu falei "
olha, vai perder dinheir
o". Tinha um outro palmeirense, que falou para comprar o Palmeiras", disse.
"É uma imensa riqueza em cima de areia. Eles criaram cidades, investiram bastante, mas está sobrando dinheiro. Ainda tem muito petrodólares", acrescentou o ministro.
No Brasil, Cruzeiro e América são clubes que vão se transformar em Sociedade Anônima do Futebol em 2022. O clube celeste fechou acordo inclusive com a XP Investimentos para captar investidores.
Em relação ao América, o ex-presidente Marcus Salum, atual coordenador de clube-empresa, comanda o projeto de transformação em SAF e já afirmou, em mais de uma ocasião, que há um acordo encaminhado com um potencial investidor.