
Luxemburgo disse a jogadores que quer ser campeão em 2022
Jogadores e torcedores do Cruzeiro fizeram grande festa no Mineirão depois da vitória por 2 a 0 sobre o Brusque, terça-feira, pela 35ª rodada da Série B. Com o resultado, o time alcançou 46 pontos e se livrou do risco de queda à Terceira Divisão. O técnico Vanderlei Luxemburgo parabenizou os atletas por evitarem o rebaixamento, porém ressaltou que o objetivo é pouco em comparação ao histórico de conquistas importantes do clube.
“Eu nasci para o futebol para estar comemorando título ou a classificação à Primeira Divisão. Eu nasci para isso. Fiquem felizes porque vocês conseguiram manter o Cruzeiro na Segunda Divisão. Se caísse, era um troço horrível. Vocês mantiveram! Mas no interior, é muito pouco, rapaziada. É muito pouco mesmo”, afirmou Luxa, em conversa com o elenco no vestiário do Mineirão.
“Não estou insatisfeito com vocês. Pelo contrário, estou satisfeito, pois vocês me respeitaram e trabalharam pra caralho. Mas, para mim, que estou acostumado a ganhar pra caralho, a chegar pra caralho, dói. É muito pouco para quem pensa grande. Tem que querer mais para estar aqui”, complementou o treinador.
Saiba mais

Técnico do Brusque se impressiona com torcida do Cruzeiro no Mineirão

Cruzeiro tenta organizar despedida para Sobis, que anunciou aposentadoria

Agente de Adriano, do Cruzeiro, explica notificação por salários em atraso

Após anunciar aposentadoria no Cruzeiro, Sobis é homenageado por ex-clubes

Cabral de saída do Cruzeiro? Mulher do jogador dá indício em rede social

Luxemburgo completa um turno de Cruzeiro com aproveitamento de G3

'Muito pouco para a grandeza do Cruzeiro', diz Luxa sobre permanência na B
Com a vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, no Independência - dois gols de Marcelo Ramos -, o Cruzeiro chegou a estar em 7º, porém caiu para 9º, com 39, após o Grêmio fazer 1 a 0 contra o Atlético, em Porto Alegre, e o Fluminense ganhar de virada da Ponte Preta, por 3 a 2, em Campinas. No fim das contas, o Santos, 8º na primeira fase, ficou com o troféu ao passar por São Paulo (quartas de final), Grêmio (semifinal) e Corinthians (final).
A frustração pela eliminação se transformou em combustível para o Cruzeiro buscar o título da Série A em 2003, a primeira na era dos pontos corridos. Em 46 rodadas, a Raposa somou 100 pontos, com 31 vitórias, sete empates, oito derrotas, 102 gols marcados e 47 sofridos. Caso siga na Toca, Luxemburgo espera escrever história semelhante à de quase duas décadas atrás.
“Em 2002 eu falei com os jogadores o seguinte: ‘porra, faltou um gol para nos classificarmos em oitavo lugar e ir às quartas de final do Brasileiro. Mas ano que vem quero ser campeão. E nós fomos campeões! Eu quero é homem para ganhar campeonato!”.
Na entrevista coletiva, Vanderlei Luxemburgo explicou o que quer do presidente Sérgio Santos Rodrigues para permanecer no Cruzeiro em 2022. “Vamos ter que discutir o que será feito na próxima temporada, senão não fico. Se for aquilo que eu penso que não ter que ser feito, é um direito meu e da diretoria discordarmos. Mas penso em um Cruzeiro totalmente diferente na próxima temporada”.
Em 2021, o técnico de 69 anos retornou à Toca com a missão de, inicialmente, evitar o descenso à Série C e, se possível, aproximar-se do G4. Em 20 jogos, ganhou oito, empatou nove e perdeu três, com 55% de aproveitamento. Todavia, o começo ruim com Felipe Conceição (duas derrotas) e Mozart Santos (duas vitórias, sete empates e quatro derrotas) pesou para o Cruzeiro jamais brigar nas cabeças do campeonato.