O Cruzeiro não vence o Avaí há dez anos. A última vitória celeste contra os catarinenses aconteceu em agosto de 2011, na 16ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na próxima sexta-feira (22), às 21h30, os times voltam a se enfrentar pela Série B 2021.
O jogo, válido pela 31ª rodada, ocorre na Ressacada e marca o primeiro compromisso da Raposa após a greve dos jogadores, que paralisou os treinamentos celestes durante alguns dias na semana passada.
Na 11ª posição da tabela, o Cruzeiro tem 39 pontos e luta para se afastar do Z4 e manter vivo o sonho do acesso. Em entrevista nesta segunda-feira (18), Rômulo relembrou o tabu contra o Avaí e afirmou que o elenco celeste vai lutar para quebrar a marca.
"Os tabus existem para serem quebrados. É uma regra básica, principalmente no futebol. Esperamos que ele seja quebrado já neste nosso próximo encontro", disse o meia.
Última vitória celeste no confronto
Apesar de ter acontecido há mais de dez anos, a última vitória do Cruzeiro contra o Avaí foi bastante marcante. Comandado por Joel Santana, o time celeste venceu os catarinenses por 5 a 0, com gols de Montillo, Anselmo Ramon, Thiago Ribeiro, Ortigoza e Fabrício. O jogo foi disputado no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Ídolo do clube, o goleiro Fábio esteve presente na partida. Ele é o único integrante daquele elenco que permanece no Cruzeiro até os dias atuais.
Na ocasião, os times foram a campo com as seguintes formações:
- Cruzeiro:
Fábio; Vítor Júnior, Léo, Naldo, Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger, Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon. Técnico: Joel Santana.
- Avaí:
Felipe; Welton Felipe, Bruno e Dirceu; Daniel, Acleisson , Batista, Fabiano , Cleverson e Romano; Rafael Coelho. Técnico: Alexandre Gallo.
Os números históricos de Cruzeiro x Avaí
Cruzeiro e Avaí já se enfrentaram em 15 oportunidades ao longo da história. O primeiro confronto entre as equipes aconteceu no Brasileirão 2009 e terminou em vitória celeste por 1 a 0. Ao todo, a Raposa soma três vitórias, nove empates e três derrotas contra o rival catarinense.
No primeiro turno da Série B 2021, as equipes se enfrentaram no Mineirão, e o Leão venceu por 3 a 0.